O objetivo da intervenção profissional dos(as) assistentes sociais no campo da saúde é identificar e compreender os determinantes sociais, econômicos e culturais que atravessam a relação saúde/doença dos usuários, pautada no conceito ampliado de saúde, na construção de estratégias para o enfrentamento dessas questões, através da mobilização de recursos disponíveis, articulação das ações entre os níveis de atenção à saúde e com demais políticas públicas, na perspectiva da integralidade da atenção à saúde para a efetivação dos princípios do SUS e da saúde como direito.As assistentes sociais atuam nas unidades de internação clínicas, cirúrgicas, UTI , sala de recuperação, bloco cirúrgico e ambulatórios.
Formas de acesso: as demandas são encaminhadas por consultorias e/ou contato da equipe multiprofissional, procura espontânea pelos usuários, familiares e/ou responsáveis, busca ativa e solicitação da rede de serviços.
Principais ações/atividades do Serviço Social da internação HNSC:
- Orientar sobre o acesso a serviços e recursos necessários durante a internação e para continuidade do tratamento de saúde após a alta hospitalar, como: fraldas, transporte social para alta, acesso a benefícios, entre outros;
- Articular a rede intersetorial (unidades de saúde, CAPS, CRAS, CREAS, Ação Rua, Abrigos, entre outros) para acompanhamento durante a internação e após alta hospitalar na garantia do cuidado integral;
- Orientar os usuários, familiares e/ou responsáveis quanto à necessidade e importância da continuidade do cuidado em saúde nos diferentes serviços da rede de atenção à saúde;
- Promover o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários intervindo nas situações de vulnerabilidade social, estimulando o cuidado, a função protetiva e potencializando o acesso às políticas públicas;
- Realizar acolhimento e entrevistas de avaliação social a fim de identificar os determinantes e condicionantes de saúde e contribuir na construção de estratégias de intervenção para garantia do cuidado integral em saúde;
- Identificar e avaliar as situações de vulnerabilidade social, como abandono, violência doméstica/ intrafamiliar, violência extrafamiliar/comunitária, dependência química, suporte familiar e/ou comunitário para acompanhamento e articulação da rede de serviços para proteção e acesso aos direitos sociais.
Horário de funcionamento: De segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Aos finais de semana e feriados o atendimento ocorre por regime de plantão no horário das 9h00 às 14h30min.
Localização: Térreo do Hospital Cristo Redentor
Contato: (51) 3357-4121
Localização: 4º andar administrativo, acesso pelo elevador 05.
Contato: (51) 3357-4110 ou e-mail hcrdir@ghc.com.br
Acessam a Recepção do SAME todos os usuários que necessitam de cópia de Boletins de Atendimento e de Prontuário Médico, exames realizados durante a internação, pesquisadores devidamente autorizados.
Documentos necessários
» Carteira de Identidade (RG), Carteira de Habilitação Nacional (CNH) ou Carteira Profissional, emitida por órgão de classe regulamentado por lei.
» Certidão de Nascimento para menores de idade.
Horário de funcionamento
» De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Outras informações importantes
» O acesso aos documentos e prontuários por terceiros é vedado, seja familiar, cônjuge, companheiro, representante legal ou representante de seguradora do paciente, a não ser que se apresente autorização por escrito reconhecida em Cartório em favor da própria pessoa que se apresentar ao Serviço de Arquivo Médico;
» Em caso de falecimento do paciente, somente com o suprimento judicial adequado, será possível obter o acesso à documentação;
» No caso de procurações, nas mesmas deve constar o consentimento do paciente em liberar acesso ao seu prontuário e outros documentos médicos a terceiros e deverá ser feito em documento próprio e com reconhecimento de firma;
» Para liberar a documentação, devemos exigir documentos que comprovem a fé pública para a identificação;
Contato: (51)3357-4141 | (51) 3357-4258
Localização: entrada pela Recepção Central no guichê junto à Central de leitos, andar térreo.
É realizado por empresa terceirizada. O hospital dispõe de cinco elevadores, sendo dois sociais e três de serviço, com a função de auxiliar o acesso do ir e vir dos usuários internos e externos que necessitem do transporte vertical, priorizando sempre os pacientes.
Comunicação com o Usuário
» Gerência de Administração ou Ouvidoria
Contato: (51) 3357-4110 ou e-mail hcrdir@ghc.com.br
Localização: 4º andar administrativo, acesso pelo elevador 05.
» Controla os fluxos de usuários que acessam o hospital;
» Orienta e indica setores;
» Acolhe usuários e encaminha à área afim;
» Verifica e acompanha as altas de pacientes hospitalizados;
» Controla as autorizações de visitas nos horários pré-determinados pelo hospital;
» Controla a retirada de pertences de pacientes como televisores, ventiladores, etc.;
» Circula rotineiramente por todos os andares e setores do hospital, visando à segurança e ao bem-estar de usuários e trabalhadores.
» Este serviço encaminha usuários para acolhimento, controla o fluxo dos setores, orienta os familiares, organiza o fluxo de visitantes durante os horários de visitas conforme o horário de cada setor, medeia conflitos visando à integridade física de usuários e trabalhadores e auxilia os setores sempre que necessário.
Contato: Segurança Recepção (51) 3357- 4277 | Sala Seguranças (51) 3357-4412.
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