A Emergência do Hospital Nossa Senhora da Conceição funciona de forma integrada com a rede de serviços de saúde do município e atende a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) 24h por dia, nas seguintes especialidades: clínica geral e cirurgia geral adulto. A Emergência HNSC é referência para o atendimento de urgências e emergências de alta complexidade na cidade de Porto Alegre/RS, para os distritos Norte/Baltazar, Leste/Nordeste, Noroeste-Humaitá/Navegantes/Ilhas. Presta assistência aos pacientes em situações agudas que são encaminhados por outras unidades de saúde através do sistema de regulação do SAMU e atende também usuários que procuram o serviço espontaneamente. Para estes casos é utilizado o Protocolo de Acolhimento em Restrição e o Sistema de Classificação de Risco de Manchester onde o enfermeiro classificador define a partir da queixa, sinas e sintomas do paciente, a necessidade do atendimento neste serviço, sendo priorizados os casos conforme gravidade e com risco de morte. Na chegada à Emergência, o usuário se apresenta no balcão da recepção, preferencialmente com documento de identificação, realiza o cadastro e posteriormente é chamado pela equipe da classificação de risco que direciona o paciente conforme os critérios da instituição. Os casos que não caracterizem emergência, mas necessitem atendimento, os usuários são orientados a procurar as Unidades Básicas de Saúde ou Unidades de Pronto Atendimento de sua região. O paciente que realiza consulta e necessita de exames complementares ou algum procedimento permanece em observação na Emergência durante todo o atendimento, sendo encaminhado somente após a definição de seu caso: internação ou alta para domicílio. Durante o período de observação que dura em média de 2 a 6 horas, o familiar/responsável acompanha a situação do atendimento através do painel de Acolhimento Virtual que fica no saguão da Emergência. Caso o paciente necessite de internação hospitalar poderá permanecer no HNSC ou ser transferido para outro hospital de referência, conforme sistema de regulação do município, e receberá toda a assistência necessária para a sua condição naquele momento. Para efetuar a internação é necessária a presença de responsável pelo paciente. Na Emergência do HNSC não são realizadas consultas de retorno e também não são prestados os seguintes serviços: fornecimento ou trocas de receitas; trocas de pedidos de exames; check-up; atestados médicos ou de saúde ocupacional e testes de gravidez. Não são atendidas chamadas externas ao hospital, em caso de ocorrências externas, utilize os serviços do SAMU, pelo telefone 192.
Documentos necessários
» Documento de identidade (preferencialmente) ou documento de identificação com foto
» Cartão SUS
Horário de funcionamento
» 24 horas
Comunicação com o Usuário
» Folder informativo
» Cartazes
» Guichê
» Painel de Acolhimento virtual (site GHC)
Horários diurnos de visitas e informações médicas
Unidade de Cuidados Intermediários: das 11h30min às 12h (Informações médicas às 11h15min)
Unidade de Cuidados Críticos e UDC: das 11h30min às 12h (Informações médicas a beira leito)
Visitas à noite
Todas as salas de pacientes internados: das 20h30min às 21h (Não são dadas informações neste horário)
Sala vermelha COVID (Não é permitida a entrada de visitas, informações médicas são realizadas por telefone)
Em situações excepcionais que necessitem a suspensão da visita as informações médicas serão dadas por telefone.
Localização: Avenida Francisco Trein, 596
Contato: (51) 3357-2671 ou emergencia@ghc.com.br