A Gerência de Administração do Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC) tem como atribuições gerenciar, planejar, coordenar e organizar seu meio laboral e o das equipes que integram a Gerência, gestão dos acessos e fluxos de circulação institucional. Executa suas ações integradas e em parceria com as demais Gerências do HNSC objetivando segurança e a melhor assistência aos pacientes, familiares e usuários do SUS.
Horário de funcionamento
» De segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 07h às 17h
Localização
» Av. Francisco Trein, 596, Centro Administrativo do GHC, 1º andar.
» Contato (51) 32551781
O serviço de Hemoterapia é regulamentado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Dentre as atividades externas do serviço inclui-se a recepção de doadores de sangue. Esses doadores fornecem sangue para o estoque de hemocomponentes do GHC. O atendimento interno é responsável por dar assistência transfusional aos pacientes.
Documentos necessários
» Documento de identidade oficial com foto, íntegro (RG, passaporte, CNH, Carteira de Trabalho, etc.)
» Documentos Digitais com foto (CNH, RG e Título Eleitoral)
» Não são aceitas fotos de documentos
Horário de funcionamento
Está aberto para doações de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 17h, e aos sábados (exceto feriados), das 7h30min às 12h (até 60 atendimentos aos sábados).
Resultados de exames
Estarão disponíveis 7 dias úteis após a doação, de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 07h30min às 17h. Para retirada, é necessário apresentar documento original do doador ou procuração do mesmo, acompanhada do documento original ou cópia do doador e do documento original do procurador.
Condições básicas para doação de sangue
- Ter acima de 50 kg;
- Ter ingerido alimentação leve, sem gordura;
- Ter entre 16 e 69 anos. Para menores de 18 anos, faz-se necessário o consentimento formal do responsável legal que deverá vir acompanhado de documento original ou cópia do documento do responsável pelo doador e documento original do doador. A cada doação será necessária uma nova autorização. O limite de idade para a primeira doação é de 60 anos;
- Não estar gripado nem ter tido gripe nos últimos 7 dias;
- Não estar grávida nem ter tido aborto nos últimos 3 meses;
- Não estar amamentando (menores de 1 ano de idade);
- Respeitar a frequência máxima de doações: 4 doações anuais para homens e 3 doações anuais para mulheres. Assim como o intervalo mínimo entre as doações: 2 meses para homens e 3 meses para mulheres;
- Não ter realizado tratamento dentário nos últimos 7 dias;
- Não ter feito tatuagem, piercing ou maquiagem definitiva nos últimos 12 meses;
- Não ter feito procedimentos endoscópicos nos últimos 12 meses;
- Não ser portador do vírus da Aids e do HTLV;
- Não ter tido doença sexualmente transmissível nos últimos 12 meses;
- Não ter tido contato sexual nos últimos 12 meses com pessoas que apresentam comportamento de risco;
- Não ter sido detido em instituição carcerária ou policial nos últimos 12 meses;
- Não ter recebido sangue nem ter feito hemodiálise nos últimos 12 meses.
O candidato à doação passará por triagem clínica antes de doação de sangue.
Após a doação, o doador deve permanecer ainda dez minutos no serviço.
Durante o dia, beber muito líquido.
Evitar bebida alcoólica nas 12 horas seguintes à doação.
Não trabalhar em andaimes, pilotar, dirigir veículos coletivos e/ou grande porte, por 12 horas.
Evitar esforço físico nas 12 horas seguintes à doação
Grupos acima de 10 pessoas devem agendar pelo telefone ou Whatsapp: (51)33572072
Comunicação com o Usuário
» Pesquisa de opinião do doador
» Informativos
» Folders
Localização: 2º andar
Contato: (51) 3357-2139
Equipe responsável pela higienização dos ambientes do hospital. Quaisquer usuários podem solicitar o serviço; estes podem ser funcionários, pacientes internados, pacientes em consultas ou exames, familiares e visitantes. Principais etapas para processamento do serviço: o usuário interno solicita o serviço no local de atendimento, então o trabalhador do posto aciona a Central Reguladora de Intercorrências da Higienização (CRIH), que encaminha um higienizador até o local da intercorrência. Prazo máximo para a prestação do serviço: para higienização imediata, o prazo máximo de início é de 15 minutos; para higienização concorrente (diária), o prazo máximo de início é de 30 minutos, conforme rotina do setor; para higienização terminal (completa), o prazo dependerá de avaliação e agendamento dentro da periodicidade indicada (7, 15 e/ou 30 dias). Formas de prestação do serviço: a higienização é realizada por higienizadores próprios.
Documentos necessários
» Não necessita de apresentação de nenhum documento, basta comunicar sua localização.
Horário de funcionamento
» 24 horas
Comunicação com o Usuário
» O usuário internado solicita o serviço por meio da enfermagem do posto; o usuário dos demais atendimentos solicita no local do atendimento; para documentos e planilhas de serviço, o usuário solicita por intermédio do Portal da Transparência. Quando o serviço não é executado a contento, e está registrado, o supervisor do serviço vai até o usuário internado para pesquisar sua insatisfação e prestar retorno.
Localização: Corredor de serviços do HNSC, ao lado da Capela.
Contato: (51) 3357-2150
Documentos necessários
Cartão de acompanhante
Horário de funcionamento
Abaixo, na tabela
Comunicação com o Usuário
Pesquisa de satisfação – anual
Caixa de sugestões
Folders
Localização: Térreo
Telefone: (51) 3357-2350
Refeição | Funcionários | Acompanhantes |
---|---|---|
Desjejum | 06:30 – 07:45 | 07:45 – 08:00 |
Almoço | 11:00 – 14:00 | 13:45 – 14:00 |
Jantar | 18:00 – 19:00 | 18:45 – 19:00 |
Lanche Noturno | 22:00 – 23:30 | |
O PAD/GHC, Programa de Atenção Domiciliar, é o serviço de atendimento ao paciente na sua casa, realizado por meio de visitas domiciliares, para acompanhamento de pacientes adultos, egressos de hospitais e pronto-atendimentos, que tenham condições de continuar o tratamento em casa, bem como aqueles que apresentem piora de suas doenças crônicas no domicílio.
Durante este acompanhamento, são realizados orientações e tratamentos de doenças, reabilitação, paliação e promoção à saúde, também voltados à capacitação e instrumentalização do paciente e de seus familiares/cuidadores para exercer a continuidade dos cuidados, são capacitados e instrumentalizados para realizarem os cuidados necessários no seu domicílio, promovendo, assim, a autonomia do usuário e a humanização da assistência.
A equipe do PAD é composta por: médicos de família e comunidade, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, assistentes sociais, nutricionistas, fonoaudióloga, farmacêutico e auxiliares administrativos.
Requisitos e informações necessárias para o acesso: podem ter acesso ao PAD/GHC os pacientes que residem na Zona Norte de Porto Alegre e que pertencem às 42 Unidades Básicas de Saúde (UBS) do território.
Para isso, é necessário que as equipes assistentes de qualquer ponto da Rede de Atenção à Saúde (hospitais, pronto-atendimentos, ambulatórios, UBS´s) solicitem uma avaliação ao PAD, através de consultoria. Todos os pacientes que forem avaliados e que preencherem os critérios de inclusão pré-estabelecidos serão admitidos no programa, após as devidas orientações e a assinatura do termo de consentimento.
Benefícios esperados: reduzir o tempo de permanência hospitalar, evitar reinternações hospitalares, desenvolver a autonomia do cuidado, vincular os pacientes às UBS’s e promover a transição do cuidado à rede de atenção à saúde.
Acompanhamento: os pacientes serão acompanhados do domicílio até atingir o plano terapêutico, a critério da equipe assistente, conforme as necessidades do paciente.
Pacientes prioritários: Pacientes com situações de saúde agudizadas, que demandem visita domiciliar semanal ou conforme combinação entre equipe e usuário/família.
Documentos necessários
» CNS (Cartão Sus);
» RG;
» Comprovante de endereço.
Horário de funcionamento
» De segunda a sexta-feira, das 7h às 19h
Comunicação com o Usuário
» Informativos
Localização no Hospital Conceição:
Térreo, no corredor em frente ao refeitório, ao lado do NIR.
Contato: (51) 3357-2443 | saudemcasa@ghc.com.br
É o setor administrativo responsável pela entrega da senha de acesso ao Portal do Paciente GHC, pela guarda e envio de prontuários de internação para o acervo e requeridos pelos pacientes ou seus representantes através do Portal. É responsável, também, pelo fornecimento de cópia da segunda via da Declaração de Nascido Vivo – DNV, atendimento de solicitações de pesquisa por profissionais da própria instituição e de demais órgãos públicos, além de elaborar a Estatística do Hospital Conceição e Hospital Criança Conceição.
Requisitos para acessar o serviço
O paciente deverá ter realizado exames, consultas ou internação no Hospital Conceição ou Hospital Criança Conceição. Os pesquisadores devem possuir autorização do GHC para pesquisa nos prontuários de internação. OBS: os prontuários de internação só ficam disponíveis no Serviço de Arquivo Médico, em média, em torno de 30 dias após a alta hospitalar.
Documentos necessários
Para retirada da senha de acesso ao Portal do Paciente, é necessário apresentar documento original com foto. Caso seja por meio de um representante, este deve apresentar documentos originais com fotos (paciente mais representante) e a autorização, constando: o nome completo do paciente e do autorizado, a finalidade e o local da retirada da senha (Arquivo Médico do Hospital Conceição), e, por fim, a assinatura do paciente. Demais casos como paciente menor de idade, incapazes, óbitos, etc., consultar, diretamente, o serviço por meio dos canais de contato, dispostos no final desse informativo.
Solicitações
A senha de acesso ao Portal do Paciente pode ser solicitada, presencialmente, no Arquivo Médico, ou por meio do e-mail do serviço. Prontuários de Internação a solicitação deverá ocorrer através do Portal do Paciente, prazo mínimo de atendimento é de 07 (sete) dias úteis. Pesquisas contatam pelo e-mail samehnsc@ghc.com.br.
Horário de funcionamento
De segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 07h às 16h30min.
Localização
Av. Francisco Trein, 427 (junto ao setor de Marcação de Exames). Prédio de esquina em frente ao Hospital Conceição e Centro de Oncologia e Hematologia.
Contatos
Telefones: (51) 33617902 e 33617903
Pacientes e representante pelo e-mail: samehnscatendo@ghc.com.br
Pesquisadores pelo e-mail: samehnsc@ghc.com.br
É responsável pela integridade física dos funcionários e dos usuários da instituição, e pela guarda do patrimônio. Organiza os fluxos e controles dos acessos ao HNSC e desenvolve as seguintes atividades: prestar informações sobre a localização dos setores aos pacientes e usuários; manter a ordem e aplicar o cumprimento da lei 9294/96, que trata sobre a proibição de cigarros em ambiente hospitalar; orientar funcionários e prestadores de serviços quanto aos acessos, e o tempo de permanência em determinados locais do HNSC; fiscalizar a entrada e saída de usuários e visitantes, procurando identificá-los, para vetar a entrada de pessoas suspeitas, ou encaminhar ao destino solicitado; realizar o monitoramento das câmeras de vigilância. Responsável por achados e perdidos.
Horário de funcionamento
» 24 horas
Localização: Térreo, sala de Coordenação de Segurança
Contato: (51) 3357-2121 | Bip 2586+7.
O objetivo da intervenção profissional dos(as) assistentes sociais no campo da saúde é identificar e compreender os determinantes sociais, econômicos e culturais que atravessam a relação saúde/doença dos usuários, pautada no conceito ampliado de saúde, na construção de estratégias para o enfrentamento dessas questões, através da mobilização de recursos disponíveis, articulação das ações entre os níveis de atenção à saúde e com demais políticas públicas, na perspectiva da integralidade da atenção à saúde para a efetivação dos princípios do SUS e da saúde como direito.
As assistentes sociais atuam nas unidades de internação clínicas, cirúrgicas, centro obstétrico, alojamento conjunto, unidade neonatal, psiquiatria, UTI, sala de recuperação, bloco cirúrgico e ambulatórios da oncologia e hematologia, infectologia, nefrologia, egressos da psiquiatria e psicoterapia e pneumologia.
Formas de acesso: as demandas são encaminhadas por consultorias e/ou contato da equipe multiprofissional, procura espontânea pelos usuários, familiares e/ou responsáveis, busca ativa e solicitação da rede de serviços.
Principais ações/atividades do Serviço Social da internação HNSC:
- Orientar sobre o acesso a serviços e recursos necessários durante a internação e para continuidade do tratamento de saúde após a alta hospitalar, como: fraldas, transporte social para alta, acesso a benefícios, entre outros;
- Articular a rede intersetorial (unidades de saúde, CAPS, CRAS, CREAS, Ação Rua, Abrigos, entre outros) para acompanhamento durante a internação e após alta hospitalar na garantia do cuidado integral;
- Orientar os usuários, familiares e/ou responsáveis quanto à necessidade e importância da continuidade do cuidado em saúde nos diferentes serviços da rede de atenção à saúde;
- Promover o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários intervindo nas situações de vulnerabilidade social, estimulando o cuidado, a função protetiva e potencializando o acesso às políticas públicas;
- Realizar acolhimento e entrevistas de avaliação social a fim de identificar os determinantes e condicionantes de saúde e contribuir na construção de estratégias de intervenção para garantia do cuidado integral em saúde;
- Identificar e avaliar as situações de vulnerabilidade social, como abandono, violência doméstica/ intrafamiliar, violência extrafamiliar/comunitária, dependência química, suporte familiar e/ou comunitário para acompanhamento e articulação da rede de serviços para proteção e acesso aos direitos sociais.
Horário de funcionamento: De segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Aos finais de semana e feriados o atendimento ocorre por regime de plantão no horário das 9h30 às 14h30min.
Localização: Sala 4045 (4º andar) do Hospital Conceição
Contato: (51) 3357-2523 | (51) 3357-2012 | (51) 3357-2322
O Setor de Voluntariado é responsável pela organização e acompanhamento do trabalho voluntário no GHC. Para ser um voluntário é necessário: Ser maior de 18 anos, ter capacidade física para as atividades atribuídas, ter disponibilidade de tempo, apresentar comprometimento e, por decisão livre, a motivação para realizar um trabalho filantrópico em benefício aos pacientes e aos usuários do SUS. Ainda, realizar o Curso Preparatório para o Voluntariado (fornecido, gratuitamente, pelo GHC em parceria com o SESC/RS). Após a realização do curso, o candidato é entrevistado pelo Setor de Voluntariado, onde identificase o seu perfil e o setor em que poderá atuar. Apresentando os requisitos necessários, são solicitadas as documentações (RG, CPF, Comprovante de Residência e Certificados dos cursos necessários). Estando os requisitos exigidos em conformidade, o voluntário é chamado para assinar os Termos de Adesão ao Voluntariado, Termo de Confidencialidade e Termo de Autorização de Imagem. Após, é encaminhado ao setor onde atuará e será supervisionado pelas chefias dos setores e pelo Setor de Voluntariado do GHC.
Localização: 3º andar centro administrativo Gerência de Participação Social e Diversidade.
Telefone:3255.1759
Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência do nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a coleta de cookies. Para mais informações sobre esta coleta e sobre como protegemos seus dados pessoais, acesse nossa Política de Privacidade.
ACEITAR