O Cerac atende predominantemente pacientes que sofrem de fissura labiopalatal, que acomete as estruturas do sistema sensório-motor-oral, mais especificamente lábios, palato e estruturas musculares adjacentes. Os pacientes em reabilitação neste serviço frequentam sistematicamente o ambulatório com atendimentos interdisciplinares (Cirurgia, Fonoaudiologia, Nutrição, Odontologia, Ortodontia, Serviço Social, Otorrinolaringologia, Psicologia, Genética), bem como grupo de pais e cuidadores. A reabilitação ocorre durante a infância e adolescência, pois o paciente com fissura labiopalatina, além de apresentar falha na integridade de órgãos do mecanismo da fala e funções orais de modo geral, está sujeito a alterações ambientais, psicológicas e de desenvolvimento associadas à presença da malformação congênita, fatores que podem resultar em distúrbios da comunicação. O tratamento do paciente com fissura labiopalatina não se encerra após a realização de procedimentos cirúrgicos. Este é o início de todo um processo, porque os resultados iniciais podem até parecer esteticamente adequados, mas, com o passar do tempo, aparecem sequelas (de cunho orgânico, funcional, estético e emocional), que podem trazer consequências importantes no desenvolvimento da criança. É um trabalho que requer uma visão integral, superando o entendimento de que atuações isoladas sejam suficientes para reabilitar o paciente. Desde 2008, o Cerac realiza atendimentos interdisciplinares por meio da portaria nº 84/07 GHC. Os agendamentos são realizados por intermédio das Unidades básicas de Saúde dos municípios das regiões Metropolitana, Serra e Sul, via Central de Marcação de Consultas e Exames.
Documentos necessários para atendimento
» Via Central de Marcação de Consultas
Horário de funcionamento
» De segunda à sexta, exceto feriados, das 7h às 18h
Comunicação com o Usuário
» Guichê
Localização no hospital: Ambulatório
Contato: (51) 3357- 2060 | (51) 3357- 2264
O Serviço de Onco-hematologia pediátrica do Hospital da Criança Conceição dispõe de duas modalidades de atendimento: ambulatorial e hospitalar. São atendidas crianças nas especialidades de Oncologia (tumores da infância, leucemias e linfomas) e Hematologia (anemias, púrpuras, doença falciforme, entre outras). A equipe médica é composta por hematologista, oncologista e pediatras, além de serviços de apoio como Nutrição, Fisioterapia, Odontologia, Psicologia, Serviço Social, Pedagogia, Educação, entre outros. O serviço possui ainda espaço de convivência e acolhimento que oportuniza a formação de vínculo entre familiares e equipe, a troca de experiências, esclarecimentos e manejo durante o tratamento. Busca-se oportunizar momentos de relaxamento e diversão e alternativas para lidar com o estresse, promover atitudes positivas frente o tratamento, esclarecer dúvidas quanto à rotina hospitalar/ambulatorial, buscar estratégias para o fortalecimento do vínculo e interação familiar/paciente e oportunizar aprendizagens e convívio entre familiares. As atividades artísticas e lúdico-terapêuticas fazem parte da rotina diária na unidade de onco-hematologia em nível ambulatorial e internação e são uma excelente forma de fortalecer a capacidade de enfrentamento da criança nas diversas situações do contexto hospitalar. Os atendimentos ocorrem individualmente e/ou em grupo, com a utilização de materiais e técnicas terapêuticas específicas, adaptadas a cada caso, e conforme a faixa etária e condição clínica do paciente. São utilizados diversos materiais expressivos, jogos, brincadeiras, contação de histórias e outros disparadores do processo interativo e criativo.
Horário de funcionamento
» Ambulatorial: de segunda à sexta, exceto feriado, das 7h às 18h
» Internação: 24 horas
Comunicação com o Usuário
» Guichê
Horários de visitas
Horário para troca de acompanhante
Das 7h às 9h e das 18h às 22h
* É permitida a presença de 1 acompanhante nas 24 horas.
Contato: (51) 3357- 2690 | (51) 3357- 2691
Localização: Ambulatório e Internação.
O Grupo de Atenção à Aids Pediátrica, GAAP, atua desde 1994 prestando atendimento às crianças expostas e portadoras do vírus do HIV. Como centro de referência para o atendimento de crianças soropositivas, o GAAP foi incluído no Programa de Residência Médica em Pediatria do GHC. O GAAP tem duas vertentes: uma assistencial, responsável pelo acompanhamento das crianças soropositivas e seus familiares, por meio de consultas mensais, disponibilização de medicamentos antirretrovirais e controle periódico laboratorial; e outra, de pesquisa. O serviço é prestado por médico pediatra e médico residente. Os pacientes também recebem o atendimento profilático e terapêutico de um odontólogo, possuem acesso a todas as especialidades ambulatoriais do HCC. Esses pacientes, por suas características de imunodeficiência, são mais vulneráveis aos episódios de doenças oportunistas. O serviço promove orientação e assistência aos familiares com regularidade. O usuário pode ter mais informações através do guichê do ambulatório, chefia do ambulatório ou ouvidoria HNSC.
Documentos necessários para atendimento
» Dirigir-se ao guichê de atendimento do ambulatório da pediatria
Horário de funcionamento
» As atividades desenvolvem-se nos dias úteis, das 14h às 17h
Comunicação com o Usuário
» Guichê
Localização: Ambulatório de Pediatria
Contato: (51) 3357-2060 | (51) 3357-2264
A Linha de Cuidado do Adolescente do Grupo Hospitalar Conceição, foi implantada em 2009 e visa, por meio da atenção multiprofissional, envolver profissionais da saúde e da educação, instituições públicas e da sociedade civil na busca da prevenção, cura, melhora ou estabilização de doenças e problemáticas que se manifestam nesse período da vida. Prioriza o acolhimento por qualquer profissional da Linha, como fundamental ferramenta do atendimento. Os pacientes são atendidos por intermédio de encaminhamento dos postos de saúde, egressos, procedentes da emergência e oriundo da internação. Os Serviços de Adolescentes do HCC e do HCO são integrados tanto em nível ambulatorial como internação. Em 2012, o HCC passou a ter uma unidade de internação clínica para o atendimento exclusivo dos adolescentes, com oito leitos, tendo uma médica especialista em medicina da adolescência como responsável. O serviço tem uma abordagem multidisciplinar com profissionais da Psicologia, da Nutrição, do Serviço Social, da Psiquiatria e da Educação, entre outras. O eixo principal inclui linhas de ação definidas a partir do reconhecimento das questões prioritárias na atenção à saúde de adolescentes e jovens: 1) crescimento e desenvolvimento saudáveis; 2) saúde sexual e saúde reprodutiva; 3) redução da morbimortalidade por violências e acidentes. No GHC, foi acrescentada como linha de ação prioritária a atenção à cultura, com a participação dos adolescentes por meio dos pontos de cultura do GHC. Utiliza como estratégia fundamental a articulação intra e interinstitucional e intersetorial. O usuário pode ingressar na linha via ambulatório do HCC. Caso o usuário tenha alguma manifestação sobre o serviço, pode dirigir-se à chefia do ambulatório ou à ouvidoria do HNSC.
Documentos necessários para atendimento
» Via ambulatório
Horário de funcionamento
Ambulatorial: de segunda à sexta, exceto feriados, das 7h às 18h
» Internação: 24 horas
Comunicação com o Usuário
» Guichê
Localização no hospital: Ambulatorial e Internação
Telefone(s): (51) 3357- 2060 | (51) 3357- 2264.
O PADI é um serviço de internação domiciliar do GHC para acompanhamento de pacientes em idade Infantil após alta hospitalar que podem continuar o tratamento em casa, no qual o cuidador e/ou paciente são treinados para isso. Pacientes internados no PADI recebem tratamento em casa por meio de visitas semanais por um período médio de 30 dias e, após a alta do PADI, são encaminhados para o seu posto de saúde. Converse com a equipe da unidade de internação responsável pelo tratamento do paciente sobre a possibilidade de receber alta hospitalar e ser acompanhado em sua casa pelo PADI. Somente os pacientes internados no HCC que moram na Zona Norte de Porto Alegre podem ser acompanhados pelo PADI.
Documentos necessários para atendimento
» Consultoria via instituição hospitalar ou Unidade Básica de Saúde (UBS)
Informações importantes:
» É necessário residir na zona norte de Porto Alegre
Horário de atendimento
» De segunda à sexta, exceto feriados, das 7h às 19h
Comunicação com o Usuário
» Folders
» Guichê
Localização: corredor em frente ao refeitório do HCO (térreo).
Contato: (51) 3357-2443
No HCC, o foco de atuação dos voluntários provenientes do Programa de Voluntariados Pela Vida é o serviço de Recreação Terapêutica. Quase em sua totalidade, os voluntários selecionados são provenientes dos campos da Saúde e Educação, oriundos de áreas como Enfermagem, Odontologia, Psicologia, Pedagogia e Psicopedagogia. A opção por essas áreas vai ao encontro do objetivo central do serviço, que é dar ampla assistência aos diferentes aspectos que compõem o desenvolvimento humano. Assim, mesmo não desempenhando as especificidades da sua área de origem, o voluntário tem o olhar sensível sobre o desenvolvimento infantil saudável. Cabe ainda destacar o amplo trabalho de arrecadação e distribuição de materiais proveniente de campanha de doações realizada por este grupo, como brinquedos, material de higiene pessoal e roupas, que são destinadas às crianças internadas e às famílias em datas festivas, bem como de forma contínua durante todo o ano. Hoje, o Serviço de Voluntariado é o principal braço amigo que compõe o HCC, tornando assim a internação mais humanizada e reforçando de forma clara o preceito de construção social e coletiva no qual se apoia o SUS. O cidadão que deseja participar como voluntário deve procurar o “serviço de voluntariado”, através do telefone indicado ou na sala em frente ao mezanino do HNSC. Caso o usuário tenha eventual manifestação a cerca dos voluntários pode utilizar a ouvidoria do HNSC.
Documentos necessários
» Carteira de identidade e CPF
Horário de funcionamento
» De segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 8h30min às 12h e das 13h30min às 17h
Comunicação com o Usuário
» Não possui
Localização: Central do Voluntariado no HCO - Sala3098
Telefone: (51) 3357-2037
A Classe Hospitalar é uma modalidade educacional que tem como objetivo atender crianças que, devido as suas condições de saúde, estejam hospitalizadas para tratamento médico e, consequentemente, longe da sua rotina escolar e familiar. Com a classe hospitalar, resgatamos um pouco da rotina da criança, o que poderá inclusive auxiliar no tratamento e elevação da autoestima, a fim de colaborar com o desenvolvimento de aspectos sociocognitivos, psicológicos e culturais. Esta modalidade educacional possibilita fazer uma ligação desse paciente com o mundo lá fora, bem como prepará-lo para retornar a sua rotina escolar e familiar. A abordagem pedagógica no leito hospitalar é também um instrumento que suavizará os traumas de uma internação, causados pelo distanciamento da criança de sua rotina, inclusive a escolar, proporcionando uma mudança nos padrões do Sistema Único de Saúde e, consequentemente, dos hospitais públicos, qualificando as relações interpessoais, valorizando o ser humano, a fim de atendê-lo na sua integralidade. Este projeto tem como objetivo oferecer atendimento pedagógico educacional a crianças em idade escolar que estejam internados ou em tratamento ambulatorial a fim de:
Diminuir a repetência e a evasão escolar das crianças em decorrência do período de hospitalização;
Favorecer a manutenção dos vínculos escolares, facilitando o retorno da criança a sua escola de origem;
Amenizar o impacto do ambiente hospitalar.
Os atendimentos pedagógicos são realizados diariamente no ambulatório e na internação do Serviço de Onco-hematologia de forma individualizada ou em pequenos grupos com crianças em tratamento da seguinte forma:
Participação semanal em reunião da equipe na Onco-hematologia;
Entrevista com os familiares e com as crianças sobre a situação escolar;
Contato com a escola da criança em sua cidade de origem;
Planejamento das oficinas de criatividade;
Preparação de materiais para oficinas;
Confecção de jogos e atividades pedagógicas;
Digitação de atividades e conteúdos;
Seleção de histórias para mediação de leitura.
Documentos necessários para atendimento
» Direcionado a pacientes internos
Horário de funcionamento
» Realizado na beira do leito de pacientes internados
Comunicação com o Usuário
» Não possui
Localização: 1º andar
Contato: Secretaria de Apoio (51)3357 - 2584
A Recreação Terapêutica é o serviço de ludoterapia oferecido aos pacientes internados no HCC. Ela existe há mais de 15 anos e, desde 2005, é amparada pela Lei Federal 11.104 que dispõe sobre a obrigatoriedade de instalação de brinquedoteca em unidades de internação pediátrica. Os atendimentos são realizados em uma sala planejada para o público infantil, com mobiliário adequado e piso emborrachado visando à segurança dos pacientes. A localização da sala, no térreo do hospital e voltada para o jardim interno do HCC e do HCO, contribui para a diminuição dos estados ansiogênicos tão comuns durante a internação pediátrica. O serviço está organizado no modelo de grupoterapia, dividido por unidades de internação, e realiza abordagens individuais junto ao leito por meio de consultoria solicitada. A Recreação Terapêutica trabalha com abordagem em Arte e Educação, tendo como foco os processos criativos da criança. Esse viés de atendimento psicoterápico busca ativar mananciais saudáveis no sujeito mesmo dentro do processo de adoecimento e, com isso, fortalecer o ego da criança, buscando um melhor enfrentamento da situação de crise. O serviço é organizado e supervisionado pelo técnico em educação.
Documentos necessários para atendimento
» Serviço destinado a pacientes internos
Horário de funcionamento
» De segunda à sexta, exceto feriados, das 8h30 às 12h e das 13h às 17h
Comunicação com o Usuário
» Não possui
Localização: Os atendimentos são realizados em uma sala planejada para o público infantil no andar térreo.
Contato: (51) 3357-2414
Tem como objetivo diagnosticar e intervir nas áreas de vulnerabilidade social das famílias das crianças internadas e que buscam atendimento no ambulatório do Hospital da Criança Conceição, buscando em conjunto, medidas protetivas que incentivem e resgatem seus direitos e cidadania, bem como, o bem estar físico e psicossocial dos pacientes e seus familiares. O Serviço Social utiliza-se de estratégias de intervenção que privilegiam o atendimento interdisciplinar e intersetorial, promovendo a intermediação entre usuários e demais equipes do HCC e outras instituições (Conselhos Tutelares, Ministério Público, Juizado da Infância e Juventude, rede assistencial e outros)
Documentos necessários para atendimento
» É preferível estar munido de documento de identidade
Horário de funcionamento
» De segunda a sexta-feira, das 8h às 18h
Comunicação com o Usuário
» É possível manifestar-se sobre o serviço através da ouvidoria
Localização: Térreo e 5º andar, além da sala 20 ambulatório
Contato: (51) 3357-2115 | (51) 3357-2171 | (51) 3357-2287
Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência do nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a coleta de cookies. Para mais informações sobre esta coleta e sobre como protegemos seus dados pessoais, acesse nossa Política de Privacidade.
ACEITAR