O Serviço de Hemoterapia do Hospital Fêmina (HF) presta atendimento às transfusões de sangue de pacientes da instituição, atuando nas Unidades de Internação (4º, 5º e 6º andar), Bloco Cirúrgico, Centro Obstétrico, UTI adulto, UTI Neonatal e Emergência, bem como no Ambulatório, onde atende às transfusões das pacientes em tratamento oncológico, sem que haja necessidade de internação.
É uma Agência Transfusional vinculada ao Banco de Sangue do Hospital Nossa Senhora da Conceição, onde são realizadas as doações de sangue e exames sorológicos e imunohematológicos dos doadores. Após a liberação dos hemocomponentes, o Banco de Sangue os envia à Agência Transfusional do HF, a fim de manter estoque adequado para o atendimento da demanda deste Hospital.
O atendimento ocorre a partir da prescrição médica de transfusão. Após, a equipe coleta amostra do paciente para realização de testes pré-transfusionais, e então instala o hemocomponente.
O setor atende à legislação hemoterápica, conforme Portaria de Consolidação nº. 5, de setembro de 2017, do Ministério da Saúde, obedecendo às recomendações de segurança transfusional e procurando manter a agilidade no atendimento.
Comunicação com Usuário:
Orientações quanto à doação de sangue são realizadas através da distribuição de folders informativos aos pacientes e familiares. Eventuais manifestações quanto à prestação do serviço podem ser realizadas através da ouvidoria do GHC.
Horário de Funcionamento:
24 horas
Localização: 4º andar do Hospital Fêmina
Contato: (51) 3314-5258
É um posto de atendimento do Cartório de Registro Civil da 1ª Zona de Porto Alegre. Proporciona aos pais que tenham acesso próximo ao cartório, viabilizando que os recém-nascidos do hospital, antes do momento da alta, tenham a garantia de efetuar gratuitamente a certidão de nascimento.
Documentos necessários para atendimento
» Certidão de nascimento
» Documento oficial com foto e CPF dos pais
Declaração de óbito
» Documento oficial com foto do declarante e documento oficial do falecido
*Necessário informar o cemitério para o registro de óbito
Horário de Atendimento
» De segunda a sexta, exceto feriados, das 10h às 14h
Comunicação com o Usuário
» Recepção (presencial)
» Telefone
Localização: 6º andar
Contato: (51) 3314-5350
Atendimento disponibilizado no ambulatório e na internação. Na internação hospitalar, o atendimento é mediante consultoria. No ambulatório, é realizada avaliação e acompanhamento mediante solicitação de interconsulta.
INTERNAÇÃO
Avaliação e acompanhamento psicológico individual às pacientes em internação nas áreas de ginecologia e obstetrícia. Atendimento no alojamento conjunto, UTI Neonatal e outras situações que envolvam desde a gestação, parto até o puerpério.
» Acompanhamento psicológico individual às pacientes clínicas e oncológicas internadas. Encaminhamento posterior para acompanhamento ambulatorial, quando necessário.
» Acompanhamento de familiares das pacientes internadas, contribuindo para uma maior e melhor comunicação entre paciente, família e equipe neste momento delicado.
AMBULATÓRIO
» Avaliação e acompanhamento ambulatorial das pacientes do hospital, encaminhadas pelos serviços médicos do hospital.
» Programa de Planejamento Familiar: Avaliar as pacientes encaminhadas para a realização de laqueadura tubária.
» Avaliação para Reconstituição Mamária: é realizado com o objetivo de trabalhar as expectativas das pacientes com relação à cirurgia a verificar sua adequação à realidade.
Critério para ingressar no serviço
Estar vinculada a algum serviço médico do Hospital Fêmina e ser encaminhada por outro profissional.
Comunicação com usuário
Diretamente na sala do serviço ou pelo ramal 5259
Localização: 3º andar
Contrato: (51) 3314-5259
Neste setor o usuário pode requerer dados referentes a seu atendimento ou internação no HF. As informações de prontuário médico são restritas ao próprio paciente.
Documentos necessários para atendimento
» Documento com foto em bom estado.
Horário de Atendimento
» De segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h18min às 16h30min
Comunicação com o Usuário
» O atendimento é presencial, via e-mail (samehfe@ghc.com.br) ou telefone (33145221)
Informações importantes
- Dados necessários para localização do prontuário médico: Nome Completo, data da internação/atendimento, nome da mãe, número de RG.
- Resultados de exames devem ser solicitados diretamente ao setor de Diagnóstico ou Laboratório ou emitidos via internet através da senha de acesso recebida na alta hospitalar.
- Documentos do prontuário são disponibilizados no prazo de 7 dias após o recebimento da solicitação.
- Caso a paciente seja falecida, é necessário apresentar certidão de óbito e documento de identidade com foto original em bom estado.
- Caso a paciente seja menor de idade é necessário apresentar certidão/RG da(o) paciente e documento de identidade com foto original em bom estado do(a) responsável.
- Caso seja necessária a retirada do prontuário por terceiros, é necessário apresentar o formulário de autorização assinado pela paciente juntamente com documento de identificação original da paciente e da pessoa que foi autorizada.
Orientamos ainda acessar com regularidade a caixa de e-mail pois este é o canal de comunicação para dirimir eventuais dúvidas ou solicitar esclarecimentos para a obtenção da solicitação.
» Os mecanismos de consulta sobre o andamento da solicitação podem ser via e-mail ou por telefone.
Localização: 2º andar
Contato: (51) 3314-5221
E-mail: samehfe@ghc.com.br
O Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do Hospital Fêmina tem por finalidade o desenvolvimento do programa de controle de infecções hospitalares. Tem natureza técnico-científica permanente, nos termos da Lei nº 9.431, de 6 de janeiro de 1997 (Portaria no 2616/GM de 12 de maio de 1998) que dispõe sobre a obrigatoriedade da manutenção de programa de controle de infecções hospitalares pelos hospitais do País. Não presta atendimento diretamente ao público externo.
Considera-se programa de controle de infecções hospitalares o conjunto de ações desenvolvidas deliberada e sistematicamente com vistas à redução máxima possível da incidência e da gravidade das infecções hospitalares.
O SCIH funciona como órgão de assessoria junto à Direção Geral e de execução das ações de controle de infecção hospitalar, estando assegurada sua autonomia funcional junto aos setores estratégicos para o controle das infecções hospitalares.
Horário de Funcionamento:
Das 8h às 17h
Comunicação com Usuário:
Orientações sobre medidas de controle de infecção através da distribuição de folders informativos aos pacientes e familiares no momento da admissão do paciente no hospital.
Localização: 2º andar do hospital
Contato: (51) 3314-5239
É o setor responsável pelo planejamento, execução e distribuição das refeições adequadas à clientela, sadios ou enfermos. Cede as refeições para pacientes, acompanhantes, residentes, estagiários e funcionários do HF. Fornece acompanhamento nutricional, com avaliação e orientação para os pacientes internados, além de atendimento ambulatorial às gestantes com Diabetes (ADG) e pacientes externos. Também abrange o Lactário e a Central de Fórmulas Lácteas e de Nutrição Enteral aos pacientes internados.
Documentos necessários para o atendimento
» Para colaboradores: o crachá
» Para acompanhantes: também há um crachá, se houver problemas via papel
Horário de atendimento
» Disponível na tabela abaixo
Comunicação com o Usuário
» Há informativos na porta do refeitório, murais no hospital e pesquisa de satisfação dentro do refeitório
Localização : Subsolo, ao lado dos elevadores
Contato: (51) 3314-5206 | (51) 3314-5222
Refeição Funcionários Acompanhantes
Desjejum 06:30 – 07:45 07:45 – 8:00
Almoço 11:30 – 13:45 13:45 – 14:00
Jantar 18:00 – 18:45 18:45 – 19:00
Lanche
Noturno 22:30 – 00 :00
Os assistentes sociais são profissionais graduados em Serviço Social, uma profissão regida pela Lei Federal no 8.662, de 07 de junho de 1993, que define quais as suas competências e atribuições (BRASIL, 1993). No Hospital Fêmina a equipe de Serviço Social atende as demandas sociais internas de todas as unidades e os encaminhamentos externos. Atende também a procura espontânea de usuários, mesmo estes oriundos de fora do hospital.
A equipe de assistentes sociais desenvolve ações que buscam democratizar as informações por meio de orientações (individuais e coletivas) e /ou encaminhamentos quanto aos direitos sociais da população usuária. Também atua com vistas a colaborar para o fortalecimento dos vínculos familiares, na perspectiva de incentivar o usuário e sua família a se tornarem sujeitos do processo de promoção, proteção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde.
Documentos necessários para atendimento
» Na maioria dos casos é consultado o registro do atendimento
» Documento de identidade
Horário de Atendimento
» Segunda a sexta-feira, das 7h30min às 18h
Localização: 2º andar administrativo
Contato: (51) 3314-5261 | (51) 3314-5304
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