A Central de Leitos do HCR é constituída por dois guichês internos para recepção / informações / orientação a usuários, e além de gerir os leitos das unidades de internação e atender aos usuários com internação de emergência, eletiva e/ou cirurgia hospital-dia agendada, é responsável pela:
» Atualização de dados cadastrais;
» Retirada da declaração de óbito;
» Emissão de declaração de hospitalização;
» Transferência interna de pacientes;
» Alta hospitalar.
Nosso serviço zela pelo conforto, higiene e bem-estar do usuário. A limpeza de toda área é realizada sempre que necessário e rotineiramente por funcionários do setor de higienização do próprio hospital. O serviço dispõe de placas de sinalização para facilitar a localização do cidadão, cadeiras destinadas à espera de atendimento e climatização. Localiza-se no térreo a fim de garantir o direito de acessibilidade dos usuários. O atendimento aos usuários é formal, ético e dentro dos padrões estabelecidos nos serviços de saúde.
Como acessar a Central de Leitos
Apresentar-se (paciente ou responsável) no guichê do serviço para providências de acordo com a sua necessidade. O serviço é prestado de forma presencial, visando atender a necessidade pontual do usuário.
Contato: (51) 3357-4170 / (51) 3357-4111
Localização: Entrada pela portaria principal do HCR, localizando-se à direita da porta de entrada.
Documentos necessários para o atendimento
» Carteira de Identidade e/ou Carteira de Habilitação;
» Certidão de Nascimento para menores de idade;
» Cartão SUS.
Horário de funcionamento
» Presta atendimento 24 horas por dia.
Previsão de tempo de espera para o atendimento
Devido à especificidade dos assuntos não se pode estimar, porém a maioria dos usuários tem seu atendimento e sua demanda resolvida/entregue na sequência de sua solicitação.
Previsão do prazo máximo para a prestação do serviço
Informações serão fornecidas no momento da solicitação dos serviços.
Outras informações importantes
Em caso de indisponibilidade de sistema informatizado: se a solicitação depender exclusivamente deste, ter-se-á que aguardar seu retorno. Aquilo que não depender será disponibilizado conforme peculiaridade.
Mecanismos de comunicação com o usuário
Caso o cidadão precise de informações poderá recorrer ao guichê de atendimento ou entrar em contato com os telefones indicados. Próximo ao local (entrada da portaria principal) o usuário conta com uma caixa de manifestação do serviço de Ouvidoria do GHC, que também atende presencialmente na unidade ou através do 0800 642 1300.
Caso queira se manifestar sobre o serviço prestado
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O Bloco Cirúrgico do HCR presta serviço de cirurgias para as especialidades de Bucomaxilofacial, Plástica, Cirurgia do Trauma, Neurocirurgia, Traumatologia e Ortopedia e Cirurgia Vascular em casos de urgência. Realiza procedimentos para pacientes com indicação cirúrgica previamente agendada pelas unidades de internação e também, para os pacientes encaminhados via ambulatório do hospital.
Nosso serviço zela pelo conforto, higiene e bem-estar do usuário. A limpeza de toda área é realizada sempre que necessário e rotineiramente, ao fim de cada período de atendimento, por funcionários do setor de higienização do próprio hospital. A recepção do bloco dispõe de placas de sinalização para facilitar a localização do cidadão, cadeiras destinadas à espera de atendimento, banheiros, bebedouro, televisão, climatização e conta ainda elevadores a fim de garantir o direito de acessibilidade dos usuários.
Como acessar o Bloco Cirúrgico (SERVIÇO SUJEITO A ALTERAÇÕES DEVIDO À PANDEMIA)
O setor é acessado por pacientes, com seus respectivos acompanhantes, que tenham agendamento prévio (efetuado pelo ambulatório e hospital-dia) para realização. O tratamento dispensado no Bloco Cirúrgico está focado na necessidade do paciente e na especificidade de seu caso, dentre das especialidades oferecidas.
É permitida a permanência na sala de espera do bloco:
» Para pacientes em cirurgia ambulatorial e/ou hospital dia: 01 acompanhante;
» Para pacientes hospitalizados e/ou oriundos da emergência: 02 acompanhantes;
A informação sobre a cirurgia realizada é repassada pela equipe assistente somente aos familiares e acompanhantes, após o término desta. Se não houver na sala de espera acompanhante do paciente, os familiares devem procurar a equipe médica no Posto de Enfermagem respectivo à internação, para que seja informado.
Contato: (51) 3357 4110 | (51) 3357 4284
Localização: Rua Domingos Rubbo, nº 20, setor localizando-se no 1º andar.
Documentos necessários para atendimento
» Documento de identidade com foto
Horário de Funcionamento
» Das 7h às 20h
Prioridade no atendimento
A prioridade no atendimento acontece conforme a classificação médica de risco, ou seja, terão prioridade aqueles pacientes que correm risco de sofrer sequelas ou até mesmo risco de morte caso a cirurgia seja postergada.
Previsão de tempo de espera para o atendimento
As cirurgias de urgência e emergência irão ocorrer conforme disponibilidade de sala de cirurgia e classificação de risco. As demais cirurgias, consideradas eletivas, obedecerão à programação cirúrgica previamente estabelecida.
Previsão do prazo máximo para a prestação do serviço
Não existe previsão estipulada, pois cada caso específico demanda tempos diferentes. De qualquer forma, todas as informações são repassadas na medida em que as mesmas são disponibilizadas pelos atendentes do guichê.
Informações aos pacientes e acompanhantes
» Através da equipe médica responsável pelo paciente quando este for oriundo das unidades de internação;
» Para os demais, através do telefone do ambulatório e da Coordenação de Pacientes Externos do Hospital.
Principais etapas do processo
» O usuário deverá apresentar-se ao guichê, respeitando os horários e critérios estipulados portando;
» Admissão do paciente na sala de cirurgia para preparo e realização da mesma, conforme disponibilidade e demandas de urgências;
» Após a conclusão da cirurgia, conforme o caso, o paciente será encaminhado para Sala de Recuperação, UTI ou terá alta, nos casos de cirurgia ambulatorial.
Outras informações importantes
Quando da inoperância do sistema informatizado o atendimento é efetuado normalmente através do telefone institucional e/ou pessoalmente no guichê da recepção do bloco.
Mecanismos de comunicação com o usuário
» O setor possui um guichê para recepção, informação e orientação aos usuários;
» Em horários designados por cada especialidade para informações médicas;
Horários que os médicos prestam informações aos familiares (SERVIÇO SUJEITO A ALTERAÇÕES DEVIDO À PANDEMIA)
Neurocirurgia
Segundas e quintas-feiras, às 13h - Salas 226/227 - 2ºA
Traumato-ortopedia
Segundas e quintas-feiras, às 12h45min - Posto 3ºA
Queimados
Segundas, quartas e sextas-feiras, às 13h30min - Posto 4ºA
Cirurgia Plástica
Segundas, quartas e sextas-feiras, às 13h30min - Posto 4ºA
Cirurgia Geral
Segundas e sextas-feiras, às 12h30min - Posto 4ºB
Bucomaxilofacial
Segundas e sextas-feiras, às 12h30min - Posto 4ºB
Caso queira se manifestar sobre o serviço prestado
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Atendem pacientes com necessidade de internação para tratamento e/ou acompanhamento de cirurgias especializadas referentes ao trauma (Bucomaxilofacial, Plástica, Cirurgia do Trauma, Pediatria, Neurocirurgia, Traumatologia e Ortopedia, Cirurgia Vascular).
Com 264 leitos, o HCR é especializado em Traumato-Ortopedia, Neurocirurgia, Bucomaxilofacial, Cirurgia Plástica e Queimados, Cirurgia do Trauma em geral, entre outros. A neurocirurgia é um serviço consultor do Ministério da Saúde. Outro destaque é o Serviço de Reabilitação e a Fisioterapia. Os serviços são prestados no andar pertinente a cada especialidade, em quartos com leitos próprios para tal e com atendimento de equipe multidisciplinar, mas levando em conta a necessidade e a urgência do paciente, visando seu bem estar e o atendimento preconizado para seu caso.
Nosso serviço zela pelo conforto, higiene e bem-estar do usuário. A limpeza de toda área é realizada sempre com o cuidado, assiduidade e a frequência necessários. Dispomos de placas de sinalização para facilitar a localização do cidadão (placas informativas com identificação por número e nome da especialidade das unidades, identificação dos leitos e das salas utilizadas pela equipe multidisciplinar e placas para áreas de isolamento), além de usufruir de camas, macas e materiais visando à necessidade do paciente. Possui cadeiras para acompanhantes nos quartos, e disponibiliza alimentação no refeitório do hospital para os àqueles previamente cadastrados, conta ainda com elevadores a fim de garantir o direito de acessibilidade dos usuários.
Tipos de internações realizadas
» Pacientes provenientes do Ambulatório, Emergência, UTI, Bloco Cirúrgico e Sala de Recuperação;
As transferências internas nos hospitais do Grupo Hospitalar Conceição são feitas através das Centrais de Leitos e mediadas pelo NIR – Núcleo Interno de Regulação, das unidades hospitalares, com consultorias previamente aceitas pelos respectivos serviços;
» Pacientes de outros hospitais transferidos via central de leitos do município ou estado, através do Sistema Gerint;
As transferências externas são requisitadas por meio da Central de Leitos SMS POA, pelo sistema GERINT e mediadas pelo NIR – Núcleo Interno de Regulação, que analisa cada situação juntamente com o serviço pertinente e fornece o parecer final para o requisitante.
Como acessar o serviço de Internação
Têm acesso à internação no Hospital Cristo Redentor
» Pacientes atendidos na Emergência, avaliados por médico especialista com necessidade de hospitalização;
» Pacientes encaminhados ao ambulatório pela Central de Marcação de Consultas de Porto Alegre, em que a avaliação médica indicar realização de cirurgia;
» Transferências inter-hospitalares via Central de Regulação (Sistema GERINT);
» Transferências intra-hospitalares, depois de aceite via Consultoria;
» Pacientes da FASE e SUSEPE, encaminhados e acompanhados pelo respectivo serviço.
Locais de internação
» Térreo: Emergência. Exames Complementares e Hemoterapia.
» 1º andar: UTI, Bloco Cirúrgico, Sala de Recuperação.
» 2º andar: Neurocirurgia.
» 3º andar: Traumatologia, Pediatria e Ambulatório.
» 4º andar: Setor de Queimados e Cirurgias Especializadas (Cirurgia Vascular, Cirurgia Geral, Cirurgia Plástica e Cirurgia Bucomaxilofacial).
Horários de visitas
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Documentos necessários para internação
» Documento de Identificação do Responsável pela Internação;
» Documento de Identificação do Paciente: (Identidade e/ou Certidão de Nascimento ou Casamento e CPF);
» Cartão do SUS;
» Laudo de Internação ou AIH – Autorização de Internação Hospitalar.
1. Para pacientes oriundos da Emergência e/ou do Ambulatório do próprio HCR:
» Laudo de Internação ou AIH – Autorização de Internação Hospitalar.
2. Para pacientes transferidos de outros hospitais, depois de aceite pelo responsável do serviço (via GERINT) ou intra-hospitalar (via consultoria):
» A entrada do paciente deverá ser via Emergência do Hospital;
» Um responsável deverá se dirigir à Central de Leitos (interna), com a documentação necessária, para providenciar a baixa do paciente.
» Boletim de Atendimento com no máximo 24 horas contadas da emissão, quando o paciente está sendo internado via Emergência.
Horário de funcionamento
» 24 horas
Prioridade de atendimento
Pacientes provenientes da Emergência, UTI, Bloco Cirúrgico e Sala de Recuperação, posteriormente os pacientes externos.
Previsão de tempo de espera para o atendimento
Seguindo o fluxo necessário e compatível com a necessidade do paciente.
Previsão do prazo máximo para a prestação do serviço
De acordo com a especificidade/necessidade de cada paciente.
Outras informações Importantes
» Inoperância do sistema informatizado: Na falta do sistema informatizado, todas as medidas necessárias para continuidade do atendimento ao paciente serão realizadas manualmente, sejam prescrições de qualquer natureza, bem como as evoluções médicas, cujas informações serão atualizadas em seu prontuário quando do retorno do sistema.
» Objetos e pertences de valor do paciente: o hospital não se responsabiliza pelos objetos de valor deixados nos quartos. Os pacientes atendidos na emergência que são encaminhados para baixa hospitalar, sem acompanhante, terão seus pertences de valor (dinheiro, jóias, documentos, celular) guardados com a Chefia da Segurança Física (4º andar), onde deverão ser resgatados. O paciente poderá trazer pertences de higiene pessoal, um aparelho de TV no máximo de 14 polegadas, se já não houver no quarto, e um rádio de pilha pequeno com fone. Obs: televisores, ventiladores, etc, deverão ser cadastrados até às 21h.
» Regras para acompanhantes: Pacientes menores de 18 anos e a partir de 60 anos têm direito a acompanhante em tempo integral. Apenas um acompanhante pode permanecer no quarto fora do horário de visitas, portanto, a substituição de acompanhante deve ser combinada anteriormente entre os familiares e realizada na recepção do hospital no horário das 7:00h às 08:30h, 12:00h às 13:00h e das 18:00h às 20:30h.
Informações para os usuários
Todos os pacientes e seus familiares/cuidadores são comunicados verbalmente sobre:
» Os horários de visita e rotinas do serviço;
» A oferta de materiais e medicamentos;
» A dieta do paciente;
» A regra para alimentação dos acompanhantes (conforme regra).
Nos horários de visita e horários designados por cada serviço todos os pacientes e familiares recebem orientação a cerca dos serviços a serem realizados, bem como das estimativas de prazos, no momento pertinente ou ao buscarem a solução de quaisquer dúvidas junto à equipe médica ou de enfermagem.
Mecanismos de comunicação com o usuário
Os serviços estão orientados a receber e encaminhar sugestões, para o aperfeiçoamento das rotinas, e, no que se refere às reclamações, ouvi-las e tentar resolver “in loco” o problema apresentado, sempre preservando a segurança e a qualidade do atendimento dentro dos princípios de humanização. Além disso, o usuário pode se manifestar junto ao serviço de Ouvidoria GHC.
Horários que os médicos prestam informações aos familiares familiares (SERVIÇO SUJEITO A ALTERAÇÕES DEVIDO À PANDEMIA)
Neurocirurgia
Segundas e quintas-feiras, às 13h - Salas 226/227 - 2ºA
Traumato-ortopedia
Segundas e quintas-feiras, às 12h45min - Posto 3ºA
Queimados
Segundas, quartas e sextas-feiras, às 13h30min - Posto 4ºA
Cirurgia Plástica
Segundas, quartas e sextas-feiras, às 13h30min - Posto 4ºA
Cirurgia Geral
Segundas e sextas-feiras, às 12h30min - Posto 4ºB
Bucomaxilofacial
Segundas e sextas-feiras, às 12h30min - Posto 4ºB
Caso queira se manifestar sobre o serviço prestado
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A UTI do Hospital Cristo Redentor, possui 29 leitos e atende pacientes de todo o Estado para tratamentos de patologias críticas em neurocirurgia, queimados, vítimas de trauma e todos os procedimentos abrangidos pela característica da UTI nível III. O atendimento em UTI caracteriza-se por ser uma unidade complexa que oferece suporte avançado de vida a pacientes agudamente doentes, destina-se a internação de pacientes com instabilidades e com potencial de gravidade.
Nosso serviço zela pelo conforto, higiene e bem-estar do usuário. A limpeza de toda área é realizada sempre que necessário e rotineiramente por funcionários do setor de higienização do próprio hospital. Adequada a RDC 07/10 (resolução do Ministério da Saúde) a UTI dispõe de sinalização de acesso, identificação dos postos, sala de espera climatizada para familiares - equipada com banheiros e televisão, leitos de box individual e leitos de isolamento com antessala devidamente sinalizados (nome do paciente e identificação em caso de isolamento) . A equipe está orientada no respeito à dignidade e autodeterminação de cada pessoa internada, buscando amenizar os momentos vivenciados pelo paciente e família.
Como acessar a UTI
Atendimento de pacientes oriundos da emergência, unidades de internação e transferência de outras instituições via GERINT.
Pacientes oriundos da Emergência do próprio hospital, Bloco Cirúrgico ou das Unidades de Internação
» Traslado dos mesmos com a documentação pertinente (prontuário, exames, laudos, relatórios de cirurgia quando for o caso, etc.).
Pacientes oriundos de outros hospitais (transferências inter-hospitalares)
» Aceite do paciente pelo serviço responsável (via GERINT);
» Chegada do paciente pela Emergência do HCR, com toda a documentação e exames pertinentes.
Pacientes oriundos de outro hospital do grupo (transferências intra-hospitalares)
» Aceite do paciente pelo serviço responsável (via consultoria);
» Chegada do paciente pela Emergência do HCR, com toda a documentação e exames pertinentes.
Contato: (51) 3357-4417
Localização: 1º andar
Documentos necessários para atendimento
» Documento de identidade;
» Cartão do SUS.
Horário de atendimento
» 24 horas.
Prioridade de atendimento
Pacientes instáveis (politraumatizados, queimados e neurocríticos).
Previsão de tempo de espera para o atendimento
Imediato.
Previsão do prazo máximo para a prestação do serviço
Específico para cada caso, tratamento conforme a gravidade da patologia.
Informações aos pacientes, acompanhantes e familiares
As informações são prestadas diariamente após o horário de visitas pelo médico responsável
Horários de Visitas
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Outras informações importantes
Em caso de inoperância do sistema o serviço funciona normalmente com a utilização de formulários preenchidos manualmente.
Caso queira se manifestar sobre o serviço prestado
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