Grupo Hospitalar Conceição ancora
logo
instagram facebook twitter youtube uptodate linkedin
05.11.2026 CURSO

GHC promove última edição do ano do curso “Vivências: trajetórias e olhares no SUS”

O Grupo Hospitalar Conceição (GHC), por meio da Diretoria de Inovação, Gestão do Trabalho e Educação, realizará, em novembro, a última edição de 2026 do curso de qualificação “Vivências: trajetórias e olhares no SUS”, destinado a gestores e trabalhadores da instituição
files/img.ptg.2.1.01.41781.jpg
Participantes com os kits do curso.
files/img.ptg.2.1.02.41781.jpg
Sandra Fagundes realizou a abertura da atividade.
files/img.ptg.2.1.03.41781.jpg
Inscritos presentes.

A atividade utiliza metodologias ativas de aprendizagem e propõe uma experiência de aproximação com a realidade dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). A partir de percursos realizados nos serviços e nas principais portas de entrada do GHC, os participantes têm a oportunidade de conhecer os fluxos assistenciais sob a perspectiva de quem utiliza os serviços de saúde.

Acompanhados por facilitadores, os participantes percorrem diferentes ambientes assistenciais, vivenciando trajetórias que permitem compreender a organização dos serviços, os desafios enfrentados pelos usuários e as conexões entre os diferentes pontos da rede de atenção.

A proposta busca ampliar a compreensão sobre o funcionamento institucional, fortalecer a visão sistêmica do GHC e estimular a integração entre as diferentes áreas e equipes. A experiência também pretende contribuir para a reflexão sobre os processos de trabalho e para o desenvolvimento de práticas de gestão e cuidado mais articuladas às necessidades dos usuários.

As atividades desta edição ocorrem nos dias 4, 5, 17 e 18 de novembro. A participação em todas as datas é fundamental, uma vez que o curso constitui uma única trilha de aprendizagem organizada em etapas complementares.

A iniciativa integra as ações de qualificação e educação permanente do GHC, valorizando a experiência dos trabalhadores e a compreensão do SUS a partir de uma perspectiva que coloca o usuário no centro da organização do cuidado.