Neste 31 de março, em alusão ao Mês da Mulher e ao Dia Nacional da Saúde e da Nutrição, o Serviço de Nutrição do Hospital Fêmina (HF), em cooperação com estudantes do Curso de Nutrição da Universidade Ritter dos Reis (Uniritter), realizou uma atividade de abordagem sobre alimentação saudável nas diferentes fases da vida da mulher, como tensão pré-menstrual, fase gestacional, menopausa, necessidade de emagrecimento ou de ganho de peso, e outros aspectos que a alimentação saudável envolve.
A abordagem foi ambulatorial, que, de acordo com a coordenadora do Serviço de Nutrição do HF, Lucianna Schimitt, foi destinada a quem estivesse aguardando na sala de espera ou na área externa do hospital, tanto para homens quanto para mulheres que quisessem orientações sobre alimentação saudável. Os estudantes fizeram uso de réplicas de alimentos como demonstração para escolhas alimentares, material de orientação do guia alimentar nutricional e fôlderes educativos tanto da Uniritter quanto do Serviço de Nutrição.
Segundo o nutricionista do novo Ambulatório de Nutrição do HF, um ambulatório que abriu com o Programa Agora Tem Especialistas, Matheus Vinícius Vieira, existem dois perfis de pacientes atendidos: “pacientes com sobrepeso e obesidade, que geralmente desejam realizar laqueadura e também pacientes com alguma questão de constipação, que vêm encaminhados da proctologia”, afirma o nutricionista.
Em parceria com o Grupo Hospitalar Conceição (GHC), a Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPE/RS) e a organização não-governamental Oncofriends estiveram presentes no hospital em alusão ao Mês da Mulher e ao Dia Nacional da Saúde e da Nutrição. A DPE/RS realizou, para o público em geral, um mutirão de atendimentos e orientação jurídica e a organização Oncofriends forneceu orientações sobre câncer de mama e HPV.
Créditos: Geovana Tavares (fotos e texto)