No dia 28 de agosto, é celebrado o Dia Nacional do Voluntariado. Para marcar a data, o Grupo Hospitalar Conceição (GHC) realizou na última terça-feira, 19, no Auditório Jahyr Boeira de Almeida, uma cerimônia em homenagem aos 209 voluntários ativos da instituição. Eles dedicam tempo e trabalho para apoiar pacientes e familiares, acreditando que o acolhimento humanizado no Sistema Único de Saúde (SUS) garante mais conforto em momentos delicados, como o enfrentamento do câncer.
A abertura contou com a apresentação do coral da Associação dos Servidores do GHC (ASERGHC). Músicas como Anunciação, de Alceu Valença, marcaram o clima de celebração, assim como o poema escrito e declamado por Cleia Gouveia, paciente do Centro de Oncologia. Ela agradeceu o trabalho dos voluntários em nome dos demais pacientes. Confira um trecho abaixo:
“E juntos agradecemos, seu trabalho e dedicação/
Nossa eterna gratidão/
Vocês são anjos na Terra/
Que circulam entre nós...”
Entre os exemplos de dedicação está a médica Ana Tereza Jobim. Paciente oncológica e voluntária desde abril, ela escolheu atuar no GHC após viver de perto a experiência do câncer. Hoje recebe pacientes no espaço de convivência e na sala de quimioterapia, oferecendo escuta, leitura e troca de histórias. “Cada conversa ajuda a amenizar a rotina do tratamento e torna a jornada menos solitária”, afirmou.
Durante a cerimônia, Teresinha Sordi, que atua há 21 anos como voluntária de Reik, foi homenageada e presenteada com flores devido ao seu tempo e amor dedicado aos pacientes do GHC.
Participaram da homenagem os diretores do GHC: o diretor de Atenção à Saúde, Luís Antônio Benvegnú, o diretor Administrativo e Financeiro, João Motta, a diretora de Inovação, Gestão do Trabalho e Educação, Quelen Tanize Alves da Silva, e o diretor-presidente, Gilberto Barichello. “O trabalho de vocês é insubstituível, dá orgulho ao Grupo Hospitalar Conceição, obrigado”, agradeceu Barichello.
A coordenação do evento foi feita por Paulo de Jesus, da Gerência de Participação Social e Diversidade do GHC, por Eduardo Russomano Freire, gerente da área, e por Desirée Simon, administradora do Espaço de Convivência da Oncologia. “Aqui no nosso Grupo, o SUS é mais que 100% porque vocês fazem parte dele”, declarou Desirée aos voluntários.
Créditos: Rafael Macchi.