Em alusão ao Agosto Dourado, mês que luta pelo incentivo à amamentação, o Grupo Hospitalar Conceição (GHC) está realizando uma série de atividades. A Semana Mundial do Aleitamento Materno ocorre em 120 países e é oficialmente celebrada na primeira semana do mês de agosto. Nessa terça-feira (5), o Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC) realizou uma oficina de pintura do ventre materno. A ação ocorreu no Ambulatório de Pré-Natal de Alto Risco do HNSC.
Essa atividade, além de proporcionar à gestante um momento de bem-estar, relaxamento e fortalecimento do vínculo mãe-bebê, contribui para a redução da ansiedade, promove a autoestima e cria memórias afetivas da gravidez. Essa oficina também será realizada nas unidades de internação de alto risco do Hospital Conceição e Fêmina no dia 18 de agosto. Além disso, a programação prevê rodas de conversa sobre amamentação com as usuárias do GHC.
“Essa construção é parte de uma história mundial focada na sobrevivência, proteção e desenvolvimento da criança e é considerada como um veículo para promoção da amamentação”, afirmou a coordenadora do Programa de Atenção à Saúde da Mulher e Criança e do Programa de Enfermagem Obstétrica do Grupo Hospitalar Conceição, Dinara Dornfeld.
Dinara explica que neste mês serão intensificadas as ações de conscientização e esclarecimento sobre a importância do aleitamento materno. Segundo a coordenadora, desde a sua criação, os programas buscam o comprometimento com a temática da amamentação na perspectiva da defesa da segurança alimentar. Nessa linha, é desenvolvida uma programação com diversas atividades, tanto com profissionais da saúde quanto com a comunidade.
Elaborada pelos residentes dos programas de Atenção à Saúde da Mulher e da Criança e de Enfermagem Obstétrica da Residência Multiprofissional em Saúde do Grupo Hospitalar Conceição, a programação dessas atividades será realizada em todas as unidades do Grupo e na comunidade.
Créditos: Marianna de Azevêdo (texto)