Grupo Hospitalar Conceição
20.01.2021 NA PANDEMIA

Começa a vacinação dos profissionais do GHC contra a covid-19

Primeiro lote das doses é destinado àqueles que atendem pacientes Covid
Ato em espaço da Torre de Ligação do Hospital Conceição deu início à imunização no GHC.
Seis profissionais de áreas de atendimento covid foram os primeiros a receber a vacina.
Diretores do GHC Cláudio Oliveira e Moises Prevedello, secretário da Saúde Mauro Sparta e presidente da Amrigs, Gerson Junqueira Júnior, saudaram a chegada da vacina e a imunização dos profissionais.
Médico Fernando Nogueira Filho foi o primeiro a ser vacinado na UTI do Hospital Conceição.
Na UPA Moacyr Scliar, a primeira vacinada foi a enfermeira Clarice Maria Duarte Qualisoni.

Com a presença do secretário municipal de Saúde de Porto Alegre, Mauro Sparta, teve início na manhã desta quarta-feira, 20 de janeiro, a vacinação contra a covid-19 no Grupo Hospitalar Conceição. Seis profissionais de áreas que atendem pacientes covid foram os primeiros a receber as doses em ato, no Hospital Conceição, que marcou a largada da imunização. São eles:

- Camila Lando, enfermeira da Emergência
- Apoena Dias, enfermeira da posto 4º B2, área de internação covid
- Taiani Vargas, médica intensivista da UTI
- Igor Gomes Souza, médico da Emergência
- Carlos Henrique Borba Antunes, auxiliar administrativo da Emergência
- Francine Azeredo, técnica de enfermagem da Emergência

“É um incentivo para nós fazer essa vacina para continuarmos o nosso trabalho e nos sentir mais seguros no momento do atendimento ao paciente e para seguirmos em frente”, comemorou Francine Azeredo. Ao receberem as doses, todos foram aplaudidos pelos colegas.

Presente neste momento especial, o diretor-presidente do GHC, Cláudio Oliveira, saudou a chegada da vacina na instituição, que é referência no atendimento dos casos de covid no Rio Grande do Sul. “Estamos emocionados em poder dar início à vacinação de nossos profissionais que são tão importantes para o cuidado da população”, disse o dirigente.

Na ocasião, o secretário Mauro Sparta, que também é funcionário do GHC, destacou a ação, parabenizando o Grupo. “Com a imunização, esperamos um futuro promissor”, falou. Estiveram presentes também o presidente da Amrigs, Gerson Junqueira Júnior, o diretor administrativo e financeiro do GHC, Moises Prevedello, além da gerente de Recursos Humanos do GHC, Paula Morroni, dos gerentes do Hospital Conceição, Alexandre Bessil, Rafael Ribeiro e Marina Dias, e funcionários.

Além do Hospital Conceição, teve início também a vacinação dos profissionais da UPA Moacyr Scliar. Esse primeiro lote das doses adquiridas pelo Ministério da Saúde, dentro do Plano Nacional de Imunizações, da vacina Coronavac do Laboratório Sinovac, atenderá os profissionais dos setores que atendem pacientes Covid, quais sejam:

- Emergência do Hospital Conceição
- Internação Covid do Hospital Conceição
- UTI Covid do Hospital Conceição
- Áreas Covid do Hospital Criança Conceição
- UPA Moacyr Scliar

A aplicação das vacinas está sendo feita pela Saúde do Trabalhador.

Os profissionais de saúde destes setores citados que participam de projetos de pesquisa com vacinas devem procurar o gestor da área para estabelecer contato com o pesquisador responsável, que orientará sobre a realização ou não da imunização para covid.

É importante ressaltar que a pandemia ainda não acabou, por isso, os protocolos estabelecidos devem ser seguidos, assim como as medidas preconizadas, como o uso de máscara, lavagem das mãos, uso de álcool gel e evitar as aglomerações.

Creditos: Andréa Araujo (Texto). Mateus Luz (Fotos).