Grupo Hospitalar Conceição
20.02.2020 ESPECIALIZAÇÃO

GHC forma mais de 130 médicos especialistas

Solenidade lotou o Teatro da Amrigs na noite dessa quarta-feira, 19
Ao todo, foram 139 formandos em 41 programas.
Mesa de abertura saudou os presentes.
Formandos, preceptor e homenageado recebem os cumprimentos dos componentes da mesa.
Cerimônia lotou o teatro.

Foi realizada na noite dessa quarta-feira, 19 de fevereiro, a cerimônia de Formatura da Residência Médica do Grupo Hospitalar Conceição (GHC). O evento, realizado no Teatro da Amrigs, foi promovido pela Comissão de Residência Médica (Coreme) do GHC e reuniu residentes, familiares, preceptores e gestores da instituição.

Ao todo, foram 139 formandos, em 41 programas, sendo eles, Anestesiologia, Angiorradiologia e Cirurgia Vascular, Cirurgia do Aparelho Digestivo, Cirurgia Geral, Cirurgia Oncológica, Cirurgia Pediátrica, Cirurgia Plástica (HNSC), Cirurgia Plástica (HCR), Cirurgia Torácica, Cirurgia Vascular, Clínica Médica, Coloproctologia, Ecocardiografia, Endocrinologia e Metabologia, Endocrinologia Pediátrica, Endoscopia Ginecológica, Gastroenterologia, Infectologia, Mastologia (HNSC), Mastologia (HF), Medicina de Família e Comunidade, Medicina Física e Reabilitação, Medicina Intensiva, Medicina Intensiva Pediátrica, Neonatologia (HNSC), Neonatologia (HCC), Neonatologia (HF), Neurologia, Neurologia Pediátrica, Obstetrícia e Ginecologia (HNSC), Obstetrícia e Ginecologista (HF), Oftalmologia, Oncologia Clínica, Ortopedia e Traumatologia, Otorrinolaringologia, Pediatria, Pneumologia, Psiquiatria, Radiologia e Diagnóstico por Imagem, Reumatologia, Urologia.

A mesa de abertura contou com o diretor técnico do GHC, Francisco Paz, o gerente de Ensino e Pesquisa do GHC, Paulo Worm, a coordenadora da Coreme, Carla Hofmeister, o preceptor coordenador das Especialidades Cirúrgicas, Alberto Molinari, o preceptor coordenador das Especialidades Clínicas, Eduardo Fernandes, e a representante dos residentes da Residência Médica Gabrielle Gras.

O diretor Francisco Paz, ao parabenizar a todos, destacou o papel do preceptor, que tem a meta de formar bem, e desejou que os residentes possam exercer sua atividade com dignidade e honradez. Já Paulo Worm ressaltou a alegria do momento e a importância do GHC na formação dos profissionais de saúde. A relevância de o Grupo Conceição estar entregando novos médicos especialistas para a sociedade também foi destaque nas manifestações de Alberto Molinari e Eduardo Fernandes. Por sua vez, Carla Hofmeister lembrou o trabalho duro dos residentes durante a formação e que agora estão saindo ótimos especialistas.

A Residência Médica do GHC foi fundada em 1968 como uma modalidade de ensino e pós-graduação, sob a forma de curso de especialização. O processo formativo dos residentes, em todas as especialidades, é orientado pelos princípios e pelas diretrizes do Sistema Único de Saúde. Além disso, as aprendizagens ocorrem em diversos espaços de práticas assistenciais, especialmente nos hospitais e nas unidades de saúde.

Em 2020 serão oferecidas 454 vagas de residência médica, distribuídas nos 56 programas do GHC.

Creditos: Andréa Araujo (Texto). Anderson Moraes (Fotos).