Grupo Hospitalar Conceição
05.04.2019 CAPTAÇÃO DE DOADORES

Banco de Sangue do GHC recebe a visita do criador do Banco de Sangue Virtual

Parceria irá beneficiar na divulgação de necessidade de doações de sangue
Enfermeira Andrea Porcher e Ricardo Xavier Nunes, criador do Banco de Sangue Virtual.

O Banco de Sangue do Grupo Hospitalar Conceição (GHC), representado pela coordenadora de captação do setor, enfermeira Andrea Porcher, recebeu, em 3 de março, a visita do publicitário Ricardo Xavier Nunes, criador do Banco de Sangue Virtual. Fundado em 2017, o Banco de Sangue Virtual é um site que busca efetivar uma parceria entre instituições e doadores, com a finalidade de ajudar os pacientes e familiares que sofrem com a espera de doadores. A ideia do banco é formar um cadastro de doadores voluntários e identificar os diferentes tipos sanguíneos e os respectivos fatores para que os hemocentros possam ter, nessa ferramenta, uma opção para conseguir seu objetivo maior que é salvar vidas. A visita de Ricardo serviu para consolidar a parceria entre o Banco de Sangue Virtual e o Banco de Sangue do GHC, iniciativa que irá auxiliar na captação de novos doadores para o Banco de Sangue do hospital.

A enfermeira Andrea destacou a importância da parceria com o Banco de Sangue Virtual para o aumento do número de bolsas de sangue do setor. "É importante despertar as pessoas para o ato de doar sangue. É bom formar essa corrente do bem. Antes da parceria, nós estávamos com 40% do nosso estoque e hoje chegamos aos 60%. São doares que a gente quer captar para que se tornem regulares", afirmou.

Conheça um pouco mais sobre o projeto

O Banco de Sangue Virtual conta com mais de 4.500 doadores catalogados. O cadastro é feito online, onde doadores voluntários informam seu tipo sanguíneo e região. Assim que houver um paciente necessitando de sangue, um e-mail e mensagens de texto são encaminhadas a todos os cadastrados que possuem dados compatíveis com a demanda.

Creditos: Otávio Silva