Grupo Hospitalar Conceição
15.03.2019 DE CARA NOVA

Oncologia Pediátrica do Hospital Criança Conceição é revitalizada em parceria com o Instituto do Câncer Infantil

Espaço foi construído com arrecadação das campanhas McDia Feliz 2017/2018 e contribuição de empresas e parceiros
Gestores do Grupo Hospitalar Conceição, do Instituto do Câncer Infantil e do Instituto Ronald McDonald.
Descerramento das placas de inauguração.
Unidade de Oncologia Pediátrica recebeu importantes melhorias.

O Hospital Criança Conceição (HCC) inaugurou na manhã dessa quinta-feira, dia 14 de março, o projeto de Ambientação e Humanização na Oncologia Pediátrica. A obra foi realizada com recursos arrecadados do projeto McDia Feliz - parceria do Instituto do Câncer Infantil (ICI) com o Instituto Ronald McDonald, em conjunto com outros parceiros e voluntários. Atualmente, são 109 pacientes do HCC assistidos pelo ICI.

A área conta com 380 metros quadrados e contempla algumas das intervenções propostas pelos funcionários e familiares, com espaços que identificam a faixa etária dos pacientes. Além disso, o ambiente está mais colorido e organizado. Foram trocados revestimentos, metais e louças dos banheiros, piso de toda a unidade, pintura geral, novas camas leito, instalações (ar condicionado, elétrica, hidrossanitária), móveis e a criação de novos espaços como sala de lanches e sanitário para os funcionários.

Na solenidade da inauguração, estavam presentes a diretora-superintendente do GHC, Adriana Acker, o diretor técnico, Mauro Sparta, o diretor administrativo e financeiro, José Ricardo Agliardi Silveira, e a médica oncologista pediátrica do HCC, Daniela Roth Benincasa. Também estiveram na abertura, os representantes do ICI, o presidente do conselho deliberativo, Lauro Quadros, e o diretor-presidente, Algemir Brunetto, o superintendente do Instituto Ronald McDonald, Francisco Neves, e a presidente da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, Mônica Leal.

A diretora-superintendente do GHC, Adriana Acker, contou sobre o trabalho realizado nesses últimos dois anos. “Tudo começou com a parceria com o ICI e o Instituto Ronald McDonald, que destinou recursos por meio da campanha McDia Feliz. Foi essencial, pois arrecadou mais de 600 mil reais para a reforma da Oncologia Pediátrica”, apontou Adriana. “Este ano, o HCC completa 50 anos no dia 8 de dezembro. É um dos hospitais mais novos do Grupo, que é 100% SUS. São mais de seis mil consultas, cerca de 400 internações, e mais de 2.800 quimioterapias realizadas no HCC, que conta com excelentes profissionais. Nada disso se conseguiria sem eles”, comentou a superintendente.

O diretor técnico, Mauro Sparta, saudou todas as autoridades presentes e agradeceu todos os envolvidos no projeto, funcionários do GHC e as outras instituições parceiras, “eles tornam mais alegres a vida dessas crianças e dessas famílias”. Para Mauro, a revitalização, vai melhorar o atendimento do hospital. “O GHC atende 32% da grande Porto Alegre, e o HCC é o nosso patrimônio, pois atende com carinho nossas crianças. Tudo isso que está sendo feito é para construir a saúde de nossos pequenos”, comentou.

O diretor administrativo e financeiro José Ricardo Agliardi Silveira abordou questões da formação do orçamento, destacou o espírito empreendedor dos envolvidos e o importante protagonismo do voluntariado das mais diversas formas. Ao concluir, disse: "muito obrigado a todos que materializaram este projeto, que verdadeiramente impacta na vida de crianças, adolescentes e familiares".

O diretor presidente do ICI, Algemir Brunetto, agradeceu a direção do GHC pela parceria, além de agradecer a participação do Instituto Ronald McDonald, que foi fundamental para a realização do projeto. “Foram mais de 51 mil Big Macs vendidos em 2017 e 2018, isso significa que foram cerca de 50 mil pessoas que contribuíram para a reforma. Quero agradecer muito o Instituto Ronald McDonad por idealizar este projeto. Hoje é um momento muito especial para nós, do ICI e, principalmente, para os pacientes e familiares do hospital”, apontou Brunetto.

O Hospital Criança Conceição

Como o nome indica, o Hospital Criança Conceição (HCC) é o único hospital geral pediátrico do Rio Grande do Sul. Com 204 leitos, é responsável pela maioria das internações hospitalares do Estado na faixa de 0 a 14 anos. Funciona em prédio anexo ao Hospital Conceição, prestando assistência ambulatorial e de emergência, além da internação.

O hospital qualificou ainda mais os seus serviços graças à inauguração da nova emergência e do ambulatório que realizam mais de 204 mil consultas por ano.

Dispõe de internação comum, UTI neonatal e pediátrica, referências em nível estadual, com a característica de a mãe poder acompanhar o filho dentro do hospital, dando suporte emocional ao tratamento. É destaque também nas cirurgias pediátricas, com plantão 24 horas. A partir de 2008, o HCC integrou-se ao Programa de Atenção Domiciliar Infantil (Padi), com duas equipes que fazem entre 25 e 30 internações domiciliares por mês.

Oferece o Serviço de Onco-hematologia que é modelo no atendimento a crianças com câncer e com doenças do sangue, como leucemia e anemia falciforme. O local conta também com pedagogas para recreação e aprendizagem. Anualmente, o serviço realiza cerca de 6 mil consultas, 400 internações e 2,8 mil quimioterapias.

O Instituto do Câncer Infantil

Criado em 1991, o Instituto do Câncer Infantil é uma organização sem fins lucrativos que atua para aumentar as chances de cura do câncer infantojuvenil. Referência na assistência de crianças e adolescentes com câncer, proporciona todo o auxílio necessário para a continuidade do tratamento.

Através do ICI, os pacientes contam com apoio pedagógico, psicológico, nutricional, odontológico e exames especiais. Suas famílias também recebem apoio assistencial com auxílios de vestuário, calçados e alimentos. O ICI também desenvolve projetos de Pesquisas Científicas dedicados ao avanço de novos tratamentos para o câncer infantojuvenil.

Creditos: Guilherme de Faveri