Grupo Hospitalar Conceição
11.02.2019 AMAMENTAÇÃO

Grupo de Incentivo ao Aleitamento Materno destaca ações de 2018

Com 20 anos de existência, comissão é comprometida com a promoção, o apoio e o estímulo ao aleitamento materno na instituição
Parte da equipe do Giame.
Curso de atualização para os profissionais.
Roda de amamentação leva orientações a pacientes e familiares.
Sessão fotográfica com mãe e bebê.
Exposição de fotos e falas das pacientes.

O Grupo de Incentivo ao Aleitamento Materno Exclusivo (Giame) é uma comissão que, em atendimento à Portaria Nº 1.153, de 22 de maio de 2014, desenvolve ações de educação permanente, assim como participa das discussões dos processos de trabalho que envolvem práticas assistenciais relacionadas à amamentação, com respectivo monitoramento de tais práticas a fim de garantir a consonância com as diretrizes do Ministério da Saúde e da Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC) para apoio, incentivo e promoção do aleitamento materno.

O Giame acumula 20 anos de existência e se constitui por profissionais identificados e comprometidos com a defesa da amamentação, que representam neste grupo as diversas áreas assistenciais e de gestão dos hospitais Conceição (HNSC) e Criança Conceição (HCC) e da Gerência de Saúde Comunitária (GSC). A multidisciplinaridade desta comissão favorece um olhar ampliado sobre o cotidiano assistencial, contribuindo para uma melhor interpretação da realidade, ao identificar ações alinhadas com o aleitamento materno, dificuldades e desafios que se apresentam, com a proposição de intervenções adequadas e factíveis.

Dentre as atividades desenvolvidas pelo GIAME em 2018, pode-se destacar

Checklist do aleitamento materno - instrumento a ser aplicado pela equipe assistencial da Unidade de Alojamento Conjunto, da Linha de Cuidado Mãe-Bebê (LCMB) do HNSC, com o objetivo de ser uma ferramenta de apoio para garantir que todas as orientações essenciais para o estabelecimento e a manutenção do aleitamento materno sejam oferecidas às puérperas durante sua permanência nesta unidade, conforme os 10 Passos para o Sucesso do Aleitamento Materno da IHAC.

Grupos de apoio ao aleitamento materno - encontros sistemáticos de apoio ao aleitamento materno com gestantes, puérperas e familiares nas unidades de Alojamento Conjunto e Patologias Obstétricas da LCMB, ambulatório de pré-natal do HNSC e UTI Neonatal do HCC.

- Cursos de atualização em aleitamento materno - o tema dos cursos é definido a partir de demandas de atualização identificadas pelo Giame junto à equipe assistencial: Papel do obstetra no apoio à amamentação; Parto humanizado e aleitamento materno; Boas práticas na atenção materno-infantil (novo trabalhador); Uso e abuso de fórmula infantil na maternidade em recém-nascidos sadios a termo; Aspectos emocionais da amamentação; Boas práticas no nascimento e os benefícios para o aleitamento materno; Aleitamento materno é para a vida inteira; Aconselhamento em amamentação; Iniciativa Hospital Amigo da Criança: como minha unidade está contribuindo.

- Cursos de capacitação no manejo clínico do aleitamento materno - o curso, com carga horária de 20 horas, deve ser obrigatoriamente realizado por todo o profissional envolvido na assistência ao binômio mãe-bebê, a fim de instrumentalizá-lo para auxiliar a mulher puérpera nas dificuldades da amamentação. A parte teórica em EAD (16 horas) é acessível a todos os trabalhadores do GHC, tendo apresentado adesão expressiva ao ser realizada por profissionais da saúde de diversas áreas assistenciais, assim como por pessoal das equipes de apoio (higienização, manutenção, administração, etc). Esta constatação demonstra também a contribuição social do curso, uma vez que estes indivíduos levarão o conhecimento, ou seja, a educação para a saúde aos seus familiares e demais pessoas da sua rede de convivência. Em complemento ao EAD, foram realizados cinco encontros presenciais (parte prática – 4 horas), que priorizaram profissionais envolvidos diretamente no cuidado assistencial materno-infantil, totalizando 100 participantes.

Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM) - as atividades ocorreram durante todo o mês de agosto (Agosto Dourado) e foram realizadas em parceria com a Residência Multiprofissional em Saúde, por meio do Programa Atenção Materno-Infantil e Obstetrícia (RMS-AMIO), com o Banco de Leite Humano do Hospital Fêmina e com as unidades da Gerência de Saúde Comunitária. Forma elas exposição fotográfica de bebês amamentados na UTI Neonatal; banca da amamentação; exposição de fotos, falas e poesias sobre as mães de bebês internados no HCC; sessão fotográfica com mães e bebês internados no alojamento conjunto; esquete teatral sobre amamentação; palestras semanais com palestrantes convidados e abertas ao público externo ao GHC; exposição fotográfica do Book das Gestantes Internadas na Unidade de Patologias Obstétricas; decoração das unidades de saúde do GSC com motivos de amamentação para sensibilização dos usuários e profissionais.

Roda da amamentação - realizada em datas comemorativas, onde se promove a confraternização com gestantes, puérperas, crianças e demais familiares de usuários da LCMB e HCC, e se discute a importância do aleitamento materno.

Avaliação IHAC - a instituição conquistou o título de Hospital Amigo da Criança em 2000, e as avaliações, que ocorrem anualmente e são de responsabilidade do Giame, definem a manutenção ou não deste título. Pelo segundo ano consecutivo, os 13 Passos avaliados foram atingidos com sucesso.

O exitoso resultado na avaliação IHAC certifica que a instituição segue os 10 Passos para o Sucesso do Aleitamento Materno e reafirma que as ações que vêm sendo desenvolvidas pelo Giame conferem impacto no estabelecimento de práticas assistenciais comprometidas com a promoção, o apoio e o estímulo ao aleitamento materno na instituição.

Coordenação do GIAME:
Enf. Dinara Dornfeld

Membros do Giame:
As. Social Inelva Miotto (HCC)
Aux. Adm. Beatriz Robaski (HNSC)
Dra. Ana Regina Lima Lemos (HCC)
Dra. Márcia Schneider (HCC)
Dra.Thelma A. Gonçalves (HNSC)
Enf. Camila Borba (HNSC)
Enf. Carolina Marotzky (HNSC)
Enf. Eleonora Rosa Mezzomo (HNSC)
Enf. Luciane Abadi Fanfa (HCC)
Enf. Maria L. D. Tagliapietra (HNSC)
Enf. Simone Konzen Ritter (HNSC)
Enf. Jurema Fernandes Ruaro (HNSC)
Fono. Leticia Wolff Garcez (HCC)
Fono. Maristela França(HCC)
Nut. Bruna Franzoni (SSC)
Nut. Claudia Oliva Peroni (HNSC)
Nut. Vanessa Zen (HCC)
Tec.Enf. Gorete Klein (HNSC)
Enf. Denise S. Garczynski (HCC)
Enf. Thielly Lima Vieira (HNSC)
Enf. Adriane E. Besckow (HCC)