Grupo Hospitalar Conceição
13.06.2018 OUVIDORIA

Sistema Nacional de Acreditação Institucional de Ouvidorias do SUS é apresentado à Diretoria do GHC

Projeto foi desenvolvido pela Ouvidoria-Geral do SUS e pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP/Fiocruz-RJ)
Diretores do GHC e coordenador da Ouvidoria com os visitantes.

O Grupo Hospitalar Conceição (GHC) recebeu nesta quarta-feira, 13 de junho, a visita de representantes da Ouvidoria-Geral do SUS e da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP/Fiocruz-RJ) para a apresentação da experimentação piloto do projeto Sistema Nacional de Acreditação Institucional de Ouvidorias do SUS (SNAIOS). Outras reuniões de apresentação seguirão durante o dia com o grupo de trabalho composto por integrantes da Ouvidoria, da Diretoria e da Gerência de Governança, Riscos e Conformidade do GHC. A iniciativa terá espaço dedicado no Planejamento Estratégico da instituição.

Estavam presentes na reunião a diretora-superintendente do GHC, Adriana Denise Acker, o diretor administrativo e financeiro da instituição, José Ricardo Agliardi Silveira, o coordenador da Ouvidoria do Grupo, Gabriel Pazelli Camillo, o pesquisador do Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva, do Centro de Ciências da Saúde, da Universidade Federal da Paraíba - Nesc/CCS/UFPB em colaboração com DCS/Ensp/Fiocruz-RJ, Murilo da Conceição Cunha Wanzeler, e os representantes da equipe do Departamento de Ouvidoria Geral do SUS - DOGES/MS Renata Carvalho Lustosa e Márcio André Paysan de Jesus.

São apenas sete instituições que participarão do piloto, a Ouvidoria do GHC, a Ouvidoria Municipal de Saúde de São Paulo, a Ouvidoria Municipal de Saúde de Jataí, a Ouvidoria Estadual de Saúde do Paraná, a Ouvidoria Municipal de Saúde de Natal, a Ouvidoria Estadual de Saúde do Maranhão e a Ouvidoria Estadual de Saúde do Pará.

A iniciativa visa fortalecer e qualificar as ações das Ouvidorias de saúde pública no território nacional, mediante a promoção da gestão coletiva de qualidade. Atualmente, como parte integrante do projeto, está em elaboração o curso para formação de avaliador externo em Acreditação de Ouvidorias do SUS. Da mesma forma, outros estágios do processo de institucionalização do SNAIOS estão em andamento.

Creditos: Guilherme de Faveri.