Grupo Hospitalar Conceição ancora
logo
instagram facebook twitter youtube busca privacidade
menu
25.08.2025 AGOSTO DOURADO

A importância da amamentação no desenvolvimento humano foi destaque em evento no GHC

files/img.ptg.2.1.01.36691.jpg
Integrantes do Giame promoveram evento alusivo ao Agosto Dourado.
files/img.ptg.2.1.02.36691.jpg
Profissionais da Linha de Cuidado Mãe-Bebê do HNSC reforçam a importância do aleitamento materno.
files/img.ptg.2.1.03.36691.jpg
Redes de apoio garantem puerpério mais tranquilo e o sucesso na manutenção do aleitamento materno.
files/img.ptg.2.1.04.36691.jpg
Profissionais de saúde presentes no encontro.

A importância da amamentação no desenvolvimento humano foi destaque em evento no GHC
O Grupo de Incentivo ao Aleitamento Materno Exclusivo (Giame) dos hospitais Conceição e Criança Conceição promoveu, no dia 20 de agosto, no Auditório do Centro de Oncologia e Hematologia do GHC, encontro alusivo ao Agosto Dourado, mês de incentivo ao aleitamento materno.
Este ano, o evento destacou o tema “Priorizamos a Amamentação: Construindo Sistemas de Apoio Sustentáveis”.

De acordo com a coordenadora do Giame, Marina Mendes Coelho, o leite materno proporciona nutrição completa para os bebês nos primeiros seis meses e é essencial até os 2 anos de vida. Garante proteção imunológica, vínculo afetivo e benéficos à mãe, como a redução do risco de câncer de mama.

A pediatra da Linha de Cuidado Mãe-Bebê do HNSC Marina Balbinot falou sobre a relação da amamentação com a epigenética. O leite materno contém nutrientes, hormônios e microRNAs que modulam mecanismos epigenéticos, como a metilação do DNA e modificações nas histonas, afetando o desenvolvimento do sistema imunológico, o metabolismo e até a predisposição a doenças crônicas no futuro. Esses efeitos epigenéticos precoces podem ter impactos duradouros na saúde, reforçando a importância do aleitamento materno exclusivo nos primeiros meses de vida.

A enfermeira obstetra da Linha de Cuidado Mãe-Bebê do HNSC Aline Ávila trouxe o protocolo atualizado seguido pelos profissionais do serviço em relação ao manejo dos casos de hipoglicemia neonatal assintomática, utilizado a fim de garantir de forma segura o início da amamentação e reduzir o uso de fórmula láctea. Ainda, abordou a importância da amamentação para o desenvolvimento do bebê, padrão ouro da nutrição infantil. “O leite materno é melhor alimento que a gente pode dar para o recém-nascido, o alimento que deve ser ofertado exclusivo até o sexto mês e, pelo menos, até os 2 anos”, explicou.

Em outro momento do encontro, foram convidadas para compor a atividade a residente em medicina gineco obstétrica do HNSC e voluntária no coletivo de saúde e de educação do Quilombo dos Machado, Estella Andrade Laner, e a liderança do Quilombo dos Machado, também mãe, Vanda Tamires da Silva Antunes. Juntas, elas apresentaram a importância e necessidade das redes de apoio para um puerpério mais tranquilo e o sucesso na manutenção do aleitamento materno, e também as diferenças culturais, de saúde e educação das crianças do Quilombo dos Machado. As falas reforçam o comprometimento com o desenvolvimento das crianças, em que o aleitamento materno é o primeiro passo dessa longa jornada. Vanda finalizou lembrando e agradecendo o cuidado com sua religião e o acompanhamento que recebeu no Hospital Conceição quando Dandara, sua filha, nasceu.

Créditos: Rafael Macchi.