Reconhecido como um celeiro de talentos, o Hospital Federal de Bonsucesso/GHC reúne diversos profissionais autores de práticas, experiências e projetos inovadores que fortalecem a potência do Sistema Único de Saúde (SUS) na vida de milhares de pessoas. Atraída por essas iniciativas inspiradoras, a equipe de produção da plataforma “IdeiaSUS Fiocruz” esteve no hospital, no início de agosto, para dar voz e visibilidade a esses trabalhadores. Esses projetos estão inseridos no IdeiaSUS (www.ideiasus.fiocruz.br), que reúne inciativas inovadoras de todo o país que beneficiam usuários e trabalhadores. A publicação desses trabalhos do HFB chamou a atenção dos responsáveis do programa na Fiocruz.
Durante a visita, a equipe gravou depoimentos de trabalhadoras que estão à frente de projetos bem-sucedidos, desenvolvidos no hospital, entre eles:
Grupo de Apoio ao Laringectomizado Total (GALT), de autoria da assistente social Rosimeri Ramos; Livros Coloridos (pontos de coletas no hospital para arrecadação de livros sobre temas étnico-racial, de gênero, classe, diversidade e inclusão), Roda de Mulheres (trata das dores que unem as mulheres negras para além do machismo) e Jornal Tambor de Ibeji (periódico antirracista), criados pela chefe da Unidade de Diversidade, da Gerência de Participação Social e Diversidade, Maria Fernanda dos Santos; Feira Agroecológica, representada pela chefe da Nutrição, Daniely Borges, e pela assessora da Gerência de Participação Social e Diversidade, Renata Lopes; Pezinhos Vermelhos (estimula a doação de sangue), criado por Lucinete Barros; e Grupo de Estudos da Saúde da População Negra, de autoria do servidor Leandro Rocha.
A partir da escuta, as práticas foram transformadas em histórias, vozes e rostos por meio da série audiovisual “Vozes da Saúde”, produzida pela Fiocruz em parceria com a VideoSaúde. O material do HFB poderá ser visto a partir do dia 28 de agosto, no canal Youtube Vozes da Saúde – Experiências da IdeiaSUS Fiocruz.
“As experiências do Bonsucesso têm uma potência enorme. Como jornalista que atua há mais de duas décadas na saúde pública, percebo aqui uma grande diversidade, que vai da valorização racial até iniciativas como a feira agroecológica”, disse a jornalista do IdeiaSUS, Kátia Machado, ressaltando que essas produções são de extrema importância para o fortalecimento do SUS. A profissional acrescentou que a repercussão do programa tem alcançado índices significativos. “Nossa expectativa é que mais experiências sejam registradas. Hoje, a plataforma já reúne mais de 3.700 práticas, e o HFB contribui para esse crescimento”, analisou.
O chefe de unidade da Gerência de Participação Social e Diversidade, Jessé Mendonça, tem tido uma atuação importante nesse processo. “Minha tarefa é captar talentos de projetos bem-sucedidos dentro do hospital, incentivando-os no cadastramento de seus trabalhos no IdeiaSus. Tem muita coisa boa aqui que merece visibilidade”, destacou.
As experiências cadastradas podem ser consultadas gratuitamente, e aquelas que se destacarem passam por comitês de avaliação e certificação, podendo receber incentivos e investimentos de agências de fomento parceiras.
Créditos: Mariléa Lopes (texto) e ASCOM/HFB (fotos)