O Núcleo de Abordagem Familiar do Grupo Hospitalar Conceição (NAF/GHC) realizou nesta sexta-feira, 22, a aula inaugural do Curso de Aperfeiçoamento em Abordagem Familiar. O curso é voltado a profissionais da Gerência de Atenção Primária à Saúde (GAPS) que atuam na assistência, residentes do terceiro ano do Programa de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade e residentes do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do GHC.
O objetivo é fornecer treinamento da teoria sistêmica para a abordagem familiar de forma a melhorar a assistência e o desempenho profissional, incluindo a família no processo diagnóstico e terapêutico. “Não há dúvida que, sendo a família o primeiro núcleo de pertencimento e onde aprendemos todos os valores pessoais e de relação, ela é o núcleo onde nós podemos nos apoiar para conhecer melhor os indivíduos que nos procuram”, ressalta a médica de família e comunidade Carmen Luiza Corrêa Fagundes, que é uma das coordenadoras do curso.
Ela acrescenta que a família pode formar uma rede de apoio e contribuir para que o paciente tenha o desenvolvimento adequado. “Para nós, o grande objetivo é tornar a visibilidade da família como fator de influência na saúde e no desenvolvimento pessoal”, enfatiza. Além de Carmen, atuam como facilitadoras do curso as profissionais Lêda Chaves Dias e Brendha Silva Givisiez.
Para a gerente de Atenção Primária à Saúde do GHC, Gerusa Bittencourt, atender indivíduos compreendendo seu contexto familiar e social faz toda a diferença. “Oportunizar às equipes este treinamento vai qualificar o cuidado em saúde nos territórios, principalmente por abordar essa nova visão sobre o cuidado”, afirma.
Créditos: Ana Luiza Godoy