O Grupo Hospitalar Conceição foi homenageado pela Câmara Municipal de Porto Alegre nesta segunda-feira (4) em razão dos 65 anos de fundação do Hospital Nossa Senhora da Conceição. Além do Conceição, o GHC é formado pelos hospitais Criança Conceição, Cristo Redentor e Fêmina, em Porto Alegre, e pelo Hospital Federal de Bonsucesso, no Rio de Janeiro, 12 unidades de saúde, três centros de Atenção Psicossocial, um consultório na rua, UPA Moacyr Scliar e Escola GHC.
O proponente da homenagem, vereador Aldacir Oliboni (PT), falou sobre sua ligação com o GHC, do qual foi gestor em duas oportunidades, e salientou a contribuição da rede hospitalar para a cidade. “O GHC desempenha um papel fundamental na rede de saúde pública do Rio Grande do Sul e de Porto Alegre, com atendimento 100% SUS, sendo responsável por 33% de todas as internações hospitalares, 18% dos procedimentos ambulatoriais e 29% das consultas médicas realizadas na Capital gaúcha”, enfatizou.
Oliboni ainda apresentou informações sobre a estrutura do GHC, os investimentos em tecnologia e na ampliação de serviços, além dos resultados assistenciais da instituição, destacando a aquisição de equipamentos com tecnologia de ponta e a inauguração do Centro de Oncologia e Hematologia (COH), ocorrida em 2024. “Por toda sua história e atendimento 100% SUS, todos os avanços e, em especial as conquistas do último período, parabenizo o GHC pela luta diária dos seus 13 mil servidores, cuidando das pessoas e salvando vidas”, finalizou.
Os vereadores Alexandre Bublitz, Giovani Culau e Coletivo, Grazi Oliveira e Jonas Reis se somaram à homenagem, parabenizando o GHC pelos 65 anos de história, destacando sua importante atuação durante a pandemia e a enchente de 2024. Também acompanharam a solenidade o deputado estadual Leonel Radde, representando a Assembleia Legislativa; a superintendente do Ministério da Saúde no RS, Maria Celeste de Souza da Silva; e o vice-coordenador do Conselho Municipal de Saúde, Waldir Bohn Gass.
Diretoria Executiva destacou contribuição dos trabalhadores
Ao receber a homenagem, o diretor Administrativo e Financeiro do GHC, João Motta, estendeu a honraria a todos os trabalhadores, destacando a presença de José Matias Rizzoto, funcionário da instituição desde 1968. “São 65 anos de uma longa trajetória de serviços prestados à comunidade, por inúmeras direções que lá se sucederam. Mas esse Grupo Hospitalar Conceição tem origem na pessoa do Dr. Boeira, que na época vislumbrou na Zona Norte da cidade que esse hospital faria parte do desenvolvimento social e econômico da região”, acrescentou.
Quellen Tanize Alves da Silva, diretora de Inovação, Gestão do Trabalho e Educação, afirmou que a homenagem do Legislativo é um reconhecimento da sociedade aos trabalhadores do GHC. Destacou, ainda, que o Sistema Único de Saúde é estratégico na defesa da vida.
Já o diretor de Atenção à Saúde, Luís Antônio Benvegnú, afirmou que “nossos trabalhadores realizam o cuidado com a saúde desde a prevenção, na Atenção Primária, até a alta complexidade”. “Para muitas pessoas, nossos serviços são a única oportunidade de tratamento no Rio Grande do Sul”, acrescentou, explicando que muitos serviços da instituição são exclusivos no Estado.
Os diretores receberam um diploma alusivo aos 65 anos da instituição. A homenagem também foi acompanhada por gerentes e trabalhadores do GHC.
Créditos: Texto: Ana Luiza Godoy Fotos: Ana Luiza Godoy/GHC, Evelise Machado/GHC, Elson Sempe/CMPA, Júlia Urias/CMPA e Guilherme Vivian/CMPA