No dia 1º de agosto, foi realizado evento, no Espaço Inter-religioso do Hospital Conceição, sobre os orixás regentes do ano – Xapanã, Obá e Oxalá -, sendo realizados atendimentos espirituais a todos os trabalhadores e usuários do GHC. A iniciativa faz parte de uma sequência de eventos com a finalidade de fomentar a educação e conhecimento sobre a Matriz Africana promovida pela Comissão de Promoção da Igualdade Étnico Racial do Grupo Hospitalar Conceição (Ceppir/GHC).
O orixá Xapanã é associado à cura e às doenças, especialmente as de pele, e à morte. Já Obá é uma orixá conhecida por sua força, coragem e habilidades guerreiras. Esses orixás são guiados pela sabedoria de Oxalá, que é um orixá importante associado à criação do mundo e da humanidade e sincretizado com Jesus Cristo no Brasil, sendo considerado o pai de todos os orixás, ele representa a paz, a serenidade e a espiritualidade.
Conforme a Ceppir, esses eventos são importantes para todos os funcionários e usuários do GHC que são praticantes da Matriz Africana, pois promove a visibilidade de uma religião que enfrenta muitos preconceitos por conta da falta do seu entendimento.
São responsáveis por essa promoção da Religião de Matriz Africana, a Ceppir e a Gerência de Participação Social e Diversidade, em parceria com a Aserghc, por meio dos membros do GT Inter-religioso, o Babalorixá Benito de Xangô e Nathane de Xapanã junto com o voluntário Babalorixá Jonas de Xangô Ibeji.
“A Ceppir/GHC está fazendo este evento, mostrando para a sociedade que as práticas integrativas também salvam vidas, e, por meio da parceria com o Pai Jonas, trazer a paz dos orixás aos usuários e colegas do GHC”, comentou a presidente da Ceppir, Fernanda Vargas.
Todos os eventos preconizam o atendimento espiritual de matriz africana, respeitando os preceitos da religião.
Créditos: Evelise Machado (Fotos).