No dia 25 de julho, sexta-feira, ocorreu em Brasília a Oficina dos Centros de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (CACONs), promovida pela Secretaria de Atenção Especializada à Saúde (SAES). Representando o Grupo Hospitalar Conceição (GHC), esteve presente o coordenador médico do Centro de Oncologia e Hematologia (COH), Marcelo Capra. O objetivo da oficina foi discutir e traçar estratégias para a implementação da nova Rede de Prevenção e Controle do Câncer (RPPC) e do Programa de Navegação da Pessoa com Diagnóstico de Câncer, instituídos pelas portarias GM/MS nº 6.591 e nº 6.592, de 4 de fevereiro de 2025.
O coordenador médico do COH/GHC explicou que o CACON é uma classificação do Ministério da Saúde para os serviços que atendem pacientes oncológicos no Brasil. “Existem duas categorias: os UNACONs, que são centros que tratam a maioria dos tipos de tumor, e os CACONs, que tratam todos os tipos de tumor, ambos pelo Sistema Único de Saúde”, salientou Capra.
Durante a oficina, também foram discutidas ações voltadas à atuação dos CACONs na estruturação e qualificação dos serviços de patologia, incluindo pesquisa, ensino e apoio matricial, além do fortalecimento do diagnóstico do câncer, dentro do programa “Agora Tem Especialistas”.
Sendo o GHC incorporado a esse seleto grupo de centros de alta complexidade, Capra destacou que o reconhecimento se dá pelo trabalho assistencial, estrutura e serviços prestados pela instituição, o que permite maior abrangência no tratamento dos diferentes tipos de tumores.
Além disso, a integração também representa o reconhecimento dos investimentos realizados pelo GHC na área da oncologia, incluindo o novo Centro de Oncologia e Hematologia, o serviço de Radioterapia, o Transplante de Medula Óssea e a ampliação do atendimento para o terceiro turno — conforme informado pelo diretor-presidente do Grupo, Gilberto Barichello.
A oficina foi, ainda, uma oportunidade para a troca de experiências e formação de uma rede de cooperação entre os centros. O secretário da SAES e anfitrião do evento, Mozart Sales, afirmou que estão previstas visitas técnicas a todos os CACONs, com o objetivo de impulsionar a implantação da RPPC.
Créditos: Marianna de Azevêdo