A Anvisa, agência que controla e aprova novos medicamentos, aprovou, neste mês de outubro, o medicamento Trastuzumabe-Deruxtecan. Trata-se de uma nova terapia biológica para o tratamento do câncer de mama metastático HER2 positivo, tipo de câncer de mama agressivo que incide em 20% das mulheres com a doença. A droga é a combinação de uma vacina carregada com um quimioterápico inibidor da topoisomerase.
De acordo com o coordenador do Serviço de Mastologia e Pesquisa Clínica do Hospital Conceição e diretor da Sociedade Brasileira de Mastologia, José Luiz Pedrini, trata-se de uma nova esperança na ajuda daquelas mulheres que têm a doença ou as que têm o retorno da doença após falharem os tratamentos.
“Os efeitos colaterais são bem controlados e também não induz à queda dos cabelos, por exemplo. Isso faz com que a mulher tenha uma melhor qualidade de vida com maior aderência ao tratamento”, explica Pedrini. No Hospital Conceição, 16 mulheres fizeram parte do estudo. Nesta primeira fase, a medicação foi testada em pacientes com doença metastática. “O resultado foi espetacular, fazendo com que mulheres que já haviam recebido e falhado a múltiplas terapias anticâncer tivessem 90% de redução de doença e em 40% o desaparecimento das lesões metastáticas. Essas mulheres não teriam outra chance”, falou.
O estudo continua em andamento, e agora já iniciaram estudos em outros tipos de tumores e também começa a ser feito em pacientes antes e depois de cirurgias. O estudo mostrou ser confortável para o indivíduo. “Um passo grande na substituição da quimioterapia tradicional em favor do paciente”, conclui o pesquisador.
Créditos: Bárbara Machado (Foto).