Foi realizada na manhã desta quarta-feira, 23 de outubro, na Unisinos Porto Alegre, abertura oficial do 1º Encontro Saúde Integrativa, Perspectivas e Desafios Contemporâneos (SULPICs) e 3º Seminário de Práticas Integrativas Complementares do GHC. Esforço conjunto de diferentes instituições e entidades de classe, o encontro reúne pesquisadores, comunidade acadêmica e profissionais de saúde, a fim de promover o debate sobre a atenção em Práticas Integrativas e Complementares no SUS.
O evento é promovido pelo Laboratório de Estudos em Saúde Integrativa do Mestrado Profissional em Enfermagem da Unisinos (Labesi/Unisinos) e pelo Grupo Hospitalar Conceição por meio do Grupo de Trabalho de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, contando com o apoio do Consórcio Acadêmico Brasileiro de Saúde Integrativa (Rede MTCI Américas/Bireme/OPAS), Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Instituto Metodista de Porto Alegre, Universidade Federal de Santa Catarina, além do Conselho Federal de Enfermagem, Conselho Federal de Farmácia, Conselhos Regionais de Enfermagem, Farmácia, Associação Brasileira de Enfermagem do RS.
Participaram da mesa de abertura, a Decana da Escola de Saúde da Unisinos, Rochele Rossi, a representante da coordenação do mestrado profissional em enfermagem da Unisinos Vania Dezotti, o gerente de Ensino e Pesquisa do GHC (GEP/GHC), Paulo Worn, na ocasião representando a diretoria do GHC, a gerente do Serviço de Saúde Comunitária do Hospital Conceição, Helena da Cunha, o presidente do Consórcio Acadêmico Brasileiro de Saúde Integrativa, Ricardo Guelmann, a representante da Coordenação Nacional das PICs, Lorena Melo, a representante do Conselho Federal de Enfermagem - Câmara Técnica das PICs Rosangela Schneider, o presidente do Conselho Regional de Enfermagem do RS, Daniel Menezes, a presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina, Helga Bresciani, a representante da Comissão de PICs do Conselho Regional de Farmácia RS Silvana Martins e a coordenadora do Laboratório de Estudos em Saúde Integrativa do mestrado profissional em saúde da Unisinos e do 1º Sulpics, Rosália Fiqueiró Borges.
Ao abrir o evento, Rosália Borges agradeceu os esforços de todos os envolvidos na realização do evento. "Destaco a importância da integração do Labesi e o GT de PICs do GHC. O Labesi foi projetado no tripé de ensino, pesquisa e extensão como força motriz para constituição de uma rede de articulação de saúde integrativa", falou a coordenadora do laboratório. "Ao todo, são mais de 110 mil pessoas atendidas pelas unidades da Gerência de Saúde Comunitária, e hoje, das 29 práticas que estão regulamentadas no SUS, temos quase 50% implantadas ou em processo de implantação nas unidades com pessoas formadas nessas áreas", falou a gerente de Saúde Comunitária do HNSC, Helena da Cunha, sobre o impacto das PICs no serviço de atenção primária à saúde, além de parabenizar a comissão organizadora pelo evento.
O gerente de Ensino e Pesquisa do GHC, Paulo Worn, em sua fala destacou a magnitude da estrutura do GHC, atualmente contando com mais de 9 mil profissionais dedicados à área da saúde. "E nós somos em população trabalhando em saúde, maior que 247 municípios do do Rio Grande do Sul. Isso dá noção do nosso tamanho e nossa necessidade de responsabilidade nos cuidados de saúde como um todo", falou Worn. Ele ainda destacou a importância da dedicação dos profissionais na comprovação das PICs como boas práticas. "Precisamos pesquisar na área e ser vanguarda. Vejo, neste evento, pessoas entusiasmadas, o que é bom. Sabemos que as PICs são boas alternativas agora e é necessário que nós mostremos isso, com método e pesquisa", instigou aos presentes o gerente da GEP.
"Este evento realmente fala de saúde. Muitas vezes, em uma disciplina ou atividade acadêmica, a gente fala mais de doença do que de saúde. E a temática deste evento realmente promove a saúde no seu sentido ampliado", falou a representante da coordenação do mestrado profissional em enfermagem da Unisinos, Vania Dezotti. "É com muita honra e alegria que a universidade acolhe este evento", falou a decana da Escola de Saúde da Unisinos, Rochele Rossi. Ela agradeceu e colocou a universidade à disposição para fazer pesquisas das práticas integrativas. "Pois só se fortalece com evidência científica forte", reforçou a professora.
Em seguida, uma mesa-redonda traçou panoramas nacional e internacional das PICs. Iniciado na terça feira, 22 de outubro, com a oferta de oficinas no pré-evento, o encontro se estende na tarde de quarta-feira, com divisão dos participantes por grupos de trabalho, além de apresentação de pôsteres. Na quinta-feira, 24, serão realizadas duas conferências, além de plenárias dos GTs. Veja a programação abaixo:
Quarta-feira, 23 de Outubro
13h30min às 16h 30min
Grupos de Trabalho - Pesquisa, Ensino, Gestão e Antropologia
GT 01: Pesquisas em PICs (Sala 807)
Metodologias e Evidências Científícas em PICs:
01. Práticas Baseadas em Evidências - Carla Holandino (RJ) e Ricardo Monezzi (SP)
02. Boas Práticas em Metodologia da Pesquisa - Ana Maria Dyniewiski (PR)
03. Estudos Quali e Quantitativos - Lolita Schneider Pizzolato (RS), Daniella Dallegrave (GO) e Indiara Sartori Dalmolin (PR)
04. Pressupostos Teóricos da Sensibilidade na Pesquisa sobre PICs no Cotidiano - Rosane Gonçalves Nitschke (SC) e Maria Ligia dos Reis Bellaguarda (SC)
GT 02: Ensino em PICs (Sala 808)
01. PICs na Graduação - Miriam Buogo (RS) e Eliane Rabin (RS)
02. PICs na Pós-Graduação - Carlos José Hoelz Magalhães Lyrio (RJ) e Fabio Pimentel (RS)
03. Projetos de Extensão - Marcio Rossato Badke (RS) e Vanderléia L. Pulga (RS)
04. Qualificação dos Cursos Formadores - Nilva Lucia Rech Stedile (RS)
GT 03: Gestão em PICs (Sala 809)
01. Estratégias de Gestão em PICs na Região Sul - Cristina Martins (RS)
02. PICs na APS: Processo de Trabalho - Patricia Liesenfeld (RS) e Giovan Câmara (RS)
03. PICs na APS: Implantação - Maria Regina Denardini Visentini (RS) e Charles Tesser (SC)
04. PICs: Perspectivas e Desafios na RAS - Claudiana Querino Preve (RS) e Daiane Benites (RS)
GT 04: Antropologia e Saúde (Sala 810)
01. Povos e Comunidades Tradicionais e o Cuidado em Saúde - Walmir Pereira (RS) , Silvia Czermanski (RS) e Fanir Neves(RS)
02. Estudos e Pesquisas em Torno das PICs - Walmir Pereira (RS) e Tatiana Gerhardt (RS)
16h30min às 18h
Apresentação dos Pôsteres
01. Pesquisa/Extensão
02. Ensino/Graduação
03. Gestão (APS, Hospitalar)
Quinta-feira, 24 de outubro
Conferência
9h -
OBSERVAPICs: Dimensões de Atuação no SUS
OBSERVAPICs/FIOCRUZ - Islândia Maria Carvalho de Souza (PE)
10h -
Orgãos de Classe e as PICs
11h -
Plenárias dos GTs e Entrega da Premiação de Pôsteres
Apresentação das diretrizes e encaminhamento dos GTs para a Comissão organizadora;
Decisão do local e data, escolha dos representantes estaduais para o II SULPICs;
Formação da REDEPICS/Sul.
Creditos: Bruno de Barros.