Grupo Hospitalar Conceição ancora
logo
instagram facebook twitter youtube uptodate linkedin
27.09.2015 EM FAVOR DA VIDA

Doação de órgãos envolve comissões que atuam em todos os hospitais do GHC

No Dia Nacional da Doação de Órgãos, saiba mais sobre o trabalho das equipes que são fundamentais no processo de salvar vidas
files/img.ptg.2.1.01.8344.jpg
files/img.ptg.2.1.02.8344.jpg
Pela contribuição na doação de órgãos no RS, Cidohtt recebeu certificação do Governo do Estado

Os oito anos de trabalho com doação de órgãos do coordenador das Comissões Intra-Hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (Cihdott) do GHC, Augusto Capelletti, produziram muitos momentos vivos em sua memória. Em um deles, a equipe da Cihdott do Hospital Conceição buscava pelo responsável de um doador que morava a quase 400 quilômetros de Porto Alegre, em Erechim. Acionando a polícia e o cartório do município, a equipe conseguiu a assinatura do responsável no documento que foi enviado para Porto Alegre a tempo de garantir a doação. Por meio do trabalho da Cihdott do GHC, Capelletti conseguiu ajudar a salvar vidas que nunca conheceu. Para isso, o trabalho não foi fácil. Ele e a equipe destas comissões são designados a conversar com as famílias sobre a possibilidade da doação. Encontrando o momento certo, trazendo explicações e com muita compreensão da dor do familiar, a equipe busca superar um índice de negativa familiar de 30% nas unidades do GHC. No Rio Grande do Sul, a negativa familiar chega a 44%, segundo dados da Secretaria Estadual da Saúde

Até 2007, o serviço era voluntário, calcado no espírito caritativo dos participantes. Até esta mudança, a falta de estrutura fazia a Cihdott perder muitas doações. A partir da profissionalização, a equipe passou a perder menos doadores em potencial. Desde então, os índices de doações do GHC se mantêm em alta, sendo o Hospital Conceição a instituição que mais capta doação de córneas e o Hospital Cristo Redentor a que mais capta doação de múltiplos órgãos no Estado. Por esta contribuição, a Cihdott recebeu na sexta-feira uma certificação do Governo do Estado, como hospital “Incentivador da Vida”.

Hoje, o GHC conta com uma Cihdott em cada hospital (Conceição, Criança Conceição, Cristo Redentor e Fêmina). Em 2014, no GHC foram captados 100 córneas, 13 peles e 24 múltiplos órgãos, sendo cada coleta de múltiplos órgãos, em média de 7 órgãos.

Mesmo com os altos índices de captações de órgãos, ainda há um entrave comum nesse processo: a negativa familiar. Geralmente por questões envolvendo religiões ou traumas, 30% das famílias não aceita a doação. A decisão dos parentes do possível doador também é influenciada pela abordagem de toda a equipe de Saúde envolvida com o atendimento: “Aqui, desde o segurança ao médico, a quem fica na recepção, são responsáveis para motivar a família a aceitar a doação. Se alguém for grosseiro ou fizer um mau atendimento, a gente perde a doação nesse momento”, afirma Capelletti.

Para sensibilizar as pessoas para a importância da doação, é preciso preparar uma equipe qualificada nas entrevistas familiares. Sabendo disso, a Cihdott busca capacitar os profissionais da área no âmbito de dar a notícia triste aos familiares, buscando entender o momento certo de abordar e a forma como falar ao familiar. Como parte do aprendizado, as comissões elaboram encontros quinzenais para troca de ideias sobre os casos ocorridos: “Pelo nível de conhecimento, nossos membros chegam a dar palestras em outros lugares sobre o tema. Mas o aprendizado nunca para”, ressalta Cappelletti.

27 de setembro é o Dia Nacional da Doação de Órgãos. O GHC cumprimenta todos os profissionais envolvidos com o tema, especialmente aqueles que fazem das Cihdotts equipes imprescindíveis para o sucesso de um transplante. Parabéns!

Para saber mais sobre a certificação como instituição "Incentivadora da Vida", acesse o "clique aqui" abaixo.

http://www.ghc.com.br/noticia.aberta.asp?idRegistro=8344

Créditos: Giovanni Andrade