Grupo Hospitalar Conceição

Ouvidoria Geral do GHC

A Ouvidoria Geral do GHC é um elo de comunicação entre os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e o GHC. Como mecanismo institucional de participação social, ela mede as manifestações individuais dos cidadãos, dissemina informações e contribui para a transparência das ações e serviços prestados pelo GHC.

Todos os usuários do SUS têm o direito de usufruir do serviço a partir do telefone 0800 642 1300, pelo e-mail ouvidoriaghc@ghc.com.br, nas Caixas de Sugestões, presencialmente, nas salas de Ouvidorias das Unidades Hospitalares - localizadas nos hospitais Nossa Senhora da Conceição (HNSC), Cristo Redentor (HCR) e Fêmina (HF).

Pode-se acessar a Ouvidoria para registrar elogios, sugestões, solicitações, informações, denúncias e reclamações. A identidade do cidadão é preservada em casos específicos, se o mesmo assim desejar.
Quando registrada a manifestação do cidadão, ela será inserida no sistema informatizado OuvidorSUS, do Ministério da Saúde, por meio do qual a demanda será tratada pelos trabalhadores da Ouvidoria e, posteriormente, será encaminhada para as gerências responsáveis, via de regra, em até 24 horas.

O prazo máximo para a conclusão das demandas por parte das gerências é de 7 dias, contados a partir da data do encaminhamento. E o retorno, fornecido pela Ouvidoria ao cidadão, ocorre no prazo máximo de 2 dias úteis.

Todas as demandas concluídas, com as respostas da área responsável, serão analisadas pela Ouvidoria. Somente será dado retorno aos cidadãos quando a resposta for coerente, completa e satisfatória. Quando a resposta não é coerente com a manifestação do cidadão ou não é pertinente ao setor, ela é reencaminhada ou encaminhada ao setor competente, para nova análise e resposta.

Além das formas de atendimento referidas acima, a Ouvidoria do GHC acolhe também demandas geradas por meio do Serviço de Informação ao Cidadão (E-SIC). A Lei de Acesso à Informação (Lei n.º 12.527, sancionada em 18 de novembro de 2011) estabelece que o acesso a informações públicas é direito fundamental de todo cidadão.
O acesso ocorre de forma on-line, pelo site do GHC (www.ghc.com.br), no portal Acesso à Informação (plone.ghc.com.br/acessoainformacao). O usuário cadastra-se no sistema E-SIC (www.acessoainformacao.gov.br/sistema) e realiza seu pedido de informação.

Formas de acesso ao serviço de Ouvidoria GHC

1. Por telefone: O número 0800 642 1300 atende gratuitamente a população no horário das 8h às 18h, sem intervalo;
2. Por e-mail: ouvidoriaghc@ghc.com.br;

3. Presencialmente:
• Hospital Conceição (HNSC), localizado em frente ao refeitório. Horário de atendimento: das 8h às 18h, sem intervalo;
• Hospital Cristo Redentor (HCR), localizado no andar térreo, próximo à Sala do Serviço Social. Horário de atendimento: das 8h às 16h30min, com intervalo;
• Hospital Fêmina (HFE), localizado no 2º andar, próximo ao espaço Inter-religioso. Horário de Atendimento: 08h às 16h30, com intervalo;

4. Caixa de Sugestões:
• Hospital Conceição (HNSC), localizadas 1) Na emergência e 2) Em frente a Central de exames.
• Hospital Cristo Redentor (HCR), localizada na Emergência, próximo aos consultórios médicos.
• Hospital da Criança (HCC), localizadas 1) na emergência e a 2) na recepção da pediatria.
• Hospital Fêmina (HF), localizada no saguão da emergência.
• UPA localizada no saguão de atendimento.

Carta de Direitos dos Usuários do SUS
A Carta de Direitos dos Usuários do SUS, uma importante ferramenta para que você conheça seus direitos e possa ajudar o Brasil a ter um sistema de saúde com muito mais qualidade. São princípios desta carta:

1. Todo cidadão tem direito ao acesso ordenado e organizado aos sistemas de saúde.
2. Todo cidadão tem direito a tratamento adequado e efetivo para seu problema.
3. Todo cidadão tem direito ao atendimento humanizado, acolhedor e livre de qualquer discriminação.
4. Todo cidadão tem direito a atendimento que respeite a sua pessoa, seus valores e seus direitos.
5. Todo cidadão também tem responsabilidades para que seu tratamento aconteça da forma adequada.
6. Todo cidadão tem direito ao comprometimento dos gestores da saúde para que os princípios anteriores sejam cumpridos.

(Disponível em: bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/carta_direito_usuarios_2ed2007.pdf)
Dessa forma, a Ouvidoria do GHC busca efetivar os direitos do cidadão, consolidando, a partir dos registros das manifestações, a comunicação entre os usuários do SUS e o GHC.