profissionais do GHC

atendimento aos profissionais atendimento psicológico GT de Monitoramento atendimento clínico

GHC é referência para casos suspeitos e confirmados de Covid-19

Neste momento desafiador na assistência à saúde face à expansão da pandemia de coronavírus, o Grupo Hospitalar Conceição (GHC) ocupa uma posição de grande responsabilidade, tendo em vista ser considerado referência no atendimento de casos suspeitos e confirmados no Estado do Rio Grande do Sul. Neste sentido, desde janeiro de 2020, a instituição vem atuando para qualificar ainda mais o atendimento aos pacientes e as condições de trabalho de seus empregados, com foco na doença, sua prevenção e tratamento.

Para isso, o GHC criou um plano de contingência com protocolos para determinar as ações a serem tomadas no enfrentamento da pandemia, envolvendo todas as unidades do Grupo, sendo elas centralizadas no Hospital Conceição. Esses protocolos são sistematicamente atualizados.

Em 16 de março, entrou em funcionamento o Gabinete de Gerenciamento de Crise, instalado na área da Diretoria, com a finalidade de concentrar todas as atividades de coordenação do combate à Covid-19. » Leia mais

Entre as medidas de enfrentamento adotadas no GHC estão:

-Criação da Central de Triagem Covid-19 do Grupo Hospitalar Conceição, localizada no espaço de parte da Escola GHC, na Av. Francisco Trein, 326, Bairro Cristo Redentor, em Porto Alegre, próximo ao Hospital Conceição. Com atendimento diário de pacientes suspeitos de coronavírus, para avaliação. Os que necessitarem de internação são encaminhados para o Hospital Conceição, os que não tem gravidade recebem orientações para o retorno ao domicílio. O local conta com quatro consultórios, uma sala de estabilização, uma sala de classificação de risco, com dois classificadores, e uma ambulância para transporte de paciente. A equipe é formada por três enfermeiros, quatro médicos, três técnicos de enfermagem, higienizadores e dois auxiliares administrativos. A criação da central auxilia na redução de circulação de pessoas pelo Hospital Conceição.

Fechamento da Central de Triagem

Com a baixa procura por atendimentos que a Central de Triagem Covid-19 vinha registrando no final do mês de setembro, o Grupo Hospitalar Conceição (GHC) desativou a estrutura no dia 30 de setembro. O local, que chegou a atender 170 pessoas por dia, estava recebendo 15% deste quantitativo. A decisão foi tomada em conjunto com a Secretaria Municipal da Saúde. Enquanto esteve ativa, a central atendeu mais de 11 mil pessoas, sendo que destas cerca de 250 foram encaminhadas para internação. A recomendação é que pessoas com sintomas respiratórios procurem as unidades de saúde e a UPA Moacyr Scliar.

-Adequação e ampliação de área para a criação do Centro de Triagem Covid-19 na UPA Moacyr Scliar. O local possui 115 metros quadrados e conta com recepção, sala de espera, um consultório de triagem/classificação e quatro consultórios médicos. A estrutura da UPA tem uma sala de medicação, uma sala para inalação/nebulização e uma sala de estabilização. O espaço também tem disponibilidade de um leito com respirador e dois leitos adicionais para esses pacientes. Conta com 12 profissionais por turno.

-Criação de um centro de triagem no Hospital Fêmina. Trata-se de uma estrutura por onde passam todas as pacientes, acompanhantes e visitantes para averiguar se apresentam algum sintoma respiratório. Localizado em frente ao hospital, o espaço faz a triagem das pacientes. As de urgência e emergência ginecológica, obstétrica ou oncológica com sintomas respiratórios são encaminhadas para o consultório externo montado junto à emergência. Seguindo daí, por uma rota de isolamento, para o centro obstétrico, o bloco cirúrgico ou para a internação. Se não for caso de urgência e emergência, a paciente é orientada a buscar o Hospital Conceição, que é a referência para casos suspeitos de coronavírus.

-Ampliação de 16 leitos de terapia intensiva para casos não Covid no Hospital Conceição. Adaptação de 44 leitos de UTI para atendimento Covid. Adaptação de unidades de enfermaria específicas, com 76 leitos para atendimento Covid.

-Ampliação de 18 leitos de terapia intensiva no Hospital Cristo Redentor para fazer frente à expansão da pandemia. Esses leitos são para casos não Covid, liberando a UTI do Hospital Conceição para os casos Covid.

-Contratação temporária de até 1.500 profissionais das mais diversas áreas. Tal medida é necessária como precaução de aumento de pacientes com Covid-19 e os afastamentos dos empregados neste momento.

-Criação do Grupo de Trabalho (GT) de Monitoramento, cujo objetivo é monitorar os afastamentos dos colaboradores. A iniciativa surgiu no final de março em virtude do aumento no número de afastamentos de profissionais por síndrome gripal e do avanço da pandemia. O grupo reúne profissionais do Núcleo de Epidemiologia Hospitalar, do Laboratório Central, do Ambulatório do Hospital Conceição, da Gestão de Risco, da Gerência de Apoio e da Residência Multiprofissional em Saúde, que acompanham, por telefone, os funcionários afastados por síndrome gripal com sintomas e também os sem sintomas mas que tiveram contato com pessoas com a Covid-19. É o GT que informa o funcionário que teve resultado positivo nos testes para Covid-19, orientando a partir daí sobre os cuidados do isolamento domiciliar. Também verifica como está o estado de saúde e a rede de apoio do funcionário, além de acompanhar a progressão da doença até o retorno do colaborador ao trabalho. O GT de Monitoramento e a Escola GHC fazem o rastreamento de assintomáticos.

-Atendimento em Saúde Mental para os profissionais da linha de frente. Profissionais da Saúde Mental – psicólogos, psiquiatras e residentes de Psiquiatria - do Hospital Conceição realizaram um trabalho de intervenção focal na crise do novo coronavírus com trabalhadores da Emergência, da UTI e da Internação Covid-19. Durante quase dois meses, eles realizaram 83 grupos de intervenção, com cerca de 120 trabalhadores dessas áreas, que foram destinadas para o atendimento aos casos suspeitos e confirmados de Covid-19 no hospital. Além dos trabalhos em grupo, também foi oferecido atendimento individual emergencial focal, sendo que os funcionários com necessidade de avaliação de acompanhamento farmacológico e psicoterapia breve foram encaminhados para a Psiquiatria.

-Treinamentos dos profissionais e medidas de precaução como obrigatoriedade do uso de máscara, distanciamento e adequação dos refeitórios das unidades também foram adotadas.

O Hospital Conceição está integrando o projeto "Todos pela Saúde", iniciativa de âmbito nacional que envolve, o Hospital Sírio Libanês de São Paulo, o Ministério da Saúde e as secretarias Estadual e Municipal da Saúde a fim de fortalecer e apoiar centros de operações de emergência em saúde pública para o Covid-19.

Aquisições e contratações MATERIAIS E MEDICAMENTOS UTILIZADOS Relatório ações COVID Comportamento do Consumo Doações recebidas Curso COVID-19 Estudos COVID-19 Ações saúde comunitária Notícias Campanhas e Orientações Resultado de exames Horário de visitas

NÚMEROS DO CORONAVÍRUS NO GHC - atualizado em 19/10/20

Situação atualizada COVID-19 no mundo

  • LOCAL confirmadosÓBITOS
  • mundo 39.944.882 1.111.998
  • Brasil 5.235.344 153.905
  • RS 224.020 5.388
  • Porto Alegre 36.754 1.173

Classificação dos casos notificados / confirmados

Casos por Faixa etária

Profissionais do GHC com síndrome gripal

GHC está em permanente monitoramento dos seus profissionais de saúde. O Grupo Hospitalar Conceição implementou protocolo com estratégias de atenção e proteção aos profissionais da saúde da instituição desde o início de abril, incluindo aqueles com sintomas de síndrome gripal e aqueles assintomáticos expostos aos casos confirmados.

Internações atuais no GHC

  • SETOR SUSPEITOS CONFIRMADOS
  • UTI Adulto 1 27
  • UTI Pediátrica 1 1
  • UTI/UCI neonatal 0 0
  • Internação Adulto 8 29
  • Internação Pediátrica6 1
  • Emergência Adulto1 1
  • Emergência Pediátrica1 0
  • TOTAL 18 59

Recomendações contra a COVID-19

Protocolos adotados pelo GHC

protocolo de atendimento clínico PROTOCOLO CORONAVíRUS GHC PROTOCOLO DE MANEJO CLÍNICO DA DOENÇA COVID19 Protocolo isolamento domiciliar
Acesse https://www.ghc.com.br