Grupo Hospitalar Conceição
20.03.2017 ENSINO E APRENDIZAGEM

HCR promove 2º Encontro Científico sobre Cirurgia Bucomaxilofacial

Profissionais e pesquisadores de diferentes Estados do país se reuniram a fim de qualificar tratamentos de deformidades de face
Microcirurgião do HCR Luiz Fernando Franciosi falou sobre reconstituição facial.

Integrar conhecimentos, diagnósticos de planejamento e tratamentos multiprofissionais é o tema do 2º Encontro Científico Bucomaxilofacial do Hospital Cristo Redentor, em andamento no auditório da instituição até o dia 21 de março.

Um aspecto do evento, destinado aos residentes, cirurgiões médicos e odontólogos, radiologistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas, enfermeiros e especialistas em informática, é dar seguimento ao processo de ensino e aprendizagem do Grupo Hospitalar Conceição (GHC).

Segundo a preceptora da Residência Integrada em Saúde do Programa de Cirurgia Bucomaxilofacial, Carla Soviero, o que se destacou nesta edição foi a presença de profissionais e pesquisadores de outros Estados, como São Paulo e Paraná, e de Porto Alegre, que vieram espontaneamente, com recursos próprios, para discutir os avanços na área.

“O Serviço de Bucomaxilofacial tem o compromisso de oferecer ao paciente do Sistema Único de Saúde um atendimento seguro e qualificado, explanou Soviero, enfatizando que isto só é possível a partir dos ensinamentos de profissionais baseados nas melhores evidências científicas”.

Luiz Fernando Franciosi, microcirurgião do HCR, iniciou o ciclo de palestras.
Em sua fala, ele apontou como o entendimento sobre proporção áurea pode ajudar a aprimorar cirurgias plásticas e de reconstituição facial. Ele também apresentou uma panorama geral sobre alguns tratamentos realizados no Hospital Cristo Redentor, entre estes a "terapia do espelho", que consiste em desassociar traumas a partir de projeções de imagem.

Confira a seguir a programação completa do evento.

20 de março

8h30min - Inscrições

9h - 10h: A Face
Dr. Luiz Fernando Franciosi – Microcirurgia do Hospital Cristo Redentor (HCR)

10h - 10h30min: Intervalo

10h30min - 12h30min: Técnicas para inovar e qualificar a terapêutica bucomaxilofacial
Prof.ª Dra. Edela Puricelli – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

12h30min – 14h: Intervalo

14h - 18h: Planejamento virtual em deformidades de face
Dr. Flávio Ferraz – Hospital de Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP)

21 de março

8h30min - Inscrições

9h - 12h: Terapêutica ortocirúrgica bucomaxilofacial - apresentação de casos
Dra. Maria Eduina da Silveira Lucca – Hospital de Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP)

12h – 13h30min: Intervalo

13h30min – 14h30min: CTdBem (nome registrado de patente de produto de Informática Médica para Diagnóstico por Imagens em Tomografia Computadorizada - efeito prático na redução de tempo de exposição do paciente à Radiação Ionizante com menor tempo de aquisição de imagens, sem perda de qualidade)
Prof. Dr. Gustavo Dotto – Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

14h30min – 15h: Intervalo

15h - 18h: Reabilitação de pacientes por cirurgia ortognática, enxertos e implantes - apresentação de casos
Dra. Marina Oliveira Ribas – Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR)

Creditos: Lorenzo Leuck.