Grupo Hospitalar Conceição
17.03.2017 CIÊNCIA E SAÚDE

Conheça o Laboratório de Análises Clínicas do Hospital Conceição

Cerca de 300 mil exames são analisados mensalmente por uma equipe multiprofissional credenciada em nível internacional, que conta com 220 colaboradores e um rigoroso controle de qualidade
Laboratório é acreditado pelo Programa de Acreditação Laboratorial da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica – Medicina Laboratorial.
São processados mensalmente cerca de 300 mil exames.
Conta com uma equipe multiprofissional de 220 colaboradores.
O LAC atende em torno de 500 pacientes por dia no posto de colheita ambulatorial.
Possui um moderno parque instalado para produção de exames.

O Laboratório de Análises Clínicas do Hospital Conceição (LAC/HNSC) é o maior serviço de diagnóstico e atendimento ao público do Grupo Hospitalar Conceição. Tem como fim específico a realização de testes laboratoriais em amostras de material biológico humano. Realiza pesquisa clínica em parceria com a Universidade da Califórnia em Los Angeles (EUA).

Cerca de 300 mil exames são processados mensalmente nas especialidades de bioquímica, hematologia, imunologia, microbiologia, parasitologia, urinálise, imunofenotipagem e biologia molecular, sendo os resultados disponibilizados com tempos de resposta preconizados internacionalmente e ajustados de acordo com o corpo clínico do GHC. Conta com uma equipe multiprofissional de 220 colaboradores (farmacêuticos-bioquímicos, enfermeiras, técnicos e auxiliares de enfermagem, auxiliares de laboratório, auxiliares administrativos e estagiários, curriculares e de nível médio).

Foi o primeiro laboratório de análises clínicas do Brasil, não vinculado à universidade e com atendimento 100 % SUS, acreditado pelo Programa de Acreditação Laboratorial da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica – Medicina Laboratorial em agosto de 2007, submetendo-se anualmente a auditorias internas e externas (nacionais e internacionais), visando à manutenção desta acreditação.

Ocupa área de aproximadamente 1.000 metros quadrado,onde estão distribuídos os setores de colheita ambulatorial, setores técnicos e setores administrativos. É coordenado desde 2003 pela farmacêutica-bioquímica Andréa Cauduro de Castro, graduada pela UFRGS, mestre em patologia pela FFCMPA e responsável técnica pelo laboratório e posto de colheita ambulatorial.

O LAC/HNSC exerce suas atividades de forma ininterrupta, 24h por dia, inclusive domingos e feriados, centralizando a realização dos exames advindos dos hospitais Conceição, Cristo Redentor e Criança Conceição, da UPA Moacyr Scliar, dos postos de Saúde Comunitária e exames especiais do Hospital Fêmina.

Possui estrutura organizacional definida e implementada pela coordenação e pelo grupo de gestão, visando à sistemática de contribuição do laboratório para a qualidade global da assistência médica, estando toda a equipe comprometida com a implantação de melhorias definidas pelo sistema de gestão do GHC.

Possui um moderno parque instalado para produção de exames. Os equipamentos, insumos e consumíveis são adquiridos de fornecedores certificados e regulamentados junto à Anvisa, sendo o fornecimento contemplado de forma a manter a execução ininterrupta de suas atividades.

Atualmente o laboratório atende em torno de 500 pacientes por dia no posto de colheita ambulatorial, representando 55 % da demanda de exames realizados. Aproximadamente 45% são exames de pacientes internados. A logística de atendimento e realização das análises se baseia nas leis vigentes, boas práticas de laboratórios clínicos e regulamentos técnicos de segurança no trabalho e meio ambiente.

Todo o sistema de produção é monitorado mediante rígido controle de qualidade interno e externo. O laboratório participa dos seguintes programas de proficiência e controle de qualidade externos:
· Proficiência em Ensaios Laboratoriais (PELM/Controllab) – SBPC-ML - Brasil
· Programa de Avaliação Externa da Qualidade do Ministério da Saúde (carga viral HIV e dosagem de CD4) – Brasil
· Programa Alternativo Interlaboratorial – HCPA, Santa Casa, PUC – Brasil
· Oneworld Accuracy - Canadá
· Immunology Quality Assesment Cryopreservation Proficiency Testing Program – Estados Unidos
· The College of Americans Pathologists (CAP) – Estados Unidos
· Virology Quality Assurance Laboratory (VQA) – Estados Unidos
· United Kingdom National External Quality Assurance Schemes – Reino Unido
· TBGx Monitor – GeneXpert – África do Sul

As análises são processadas por equipamentos de última geração em rotinas totalmente automatizadas com a mínima participação do operador nos processos que envolvem risco de biossegurança. Apenas 2% dos testes solicitados são processados manualmente. O sistema automatizado está integrado via interface ao Sistema de Informatização Laboratorial, sendo os resultados liberados, após conferencia individual, diretamente ao prontuário médico do GHC, sem a necessidade de digitação prévia.

A equipe é treinada mediante educação continuada, visando aprimoramento e desenvolvimento profissional a fim de manter-se atualizada às inovações tecnológicas constantemente incorporadas na rotina médica.

Creditos: Lorenzo Leuck (Fotos).