Grupo Hospitalar Conceição
16.03.2017 INOVAÇÃO

Pacientes do HCC são contemplados com Robô elaborado pelo Cesmar

A iniciativa é resultado de uma parceria do GHC com o Polo Marista da Zona Norte
Paciente do HCC, Gabriel Rosa comandou o novo amigo eletrônico.
Parceria entre GHC e Cesmar proporcionou a ação lúdica.

A equipe do Centro Social Marista do Polo da Zona Norte de Porto Alegre (Cesmar), esteve, na manhã desta quarta-feira, 15 de março, na sala de reuniões da diretoria do Grupo Hospitalar Conceição (GHC), com o objetivo de apresentar e entregar um robô projetado e elaborado com material reciclável, pelos jovens cotizados da Oficina de Robótica da instituição. Além disso, os educadores do Cesmar mostraram o trabalho a ser desenvolvido no decorrer deste ano, conforme a parceria do Projeto Jovem Aprendiz, que atualmente beneficia 60 jovens.

O atendimento da demanda foi coordenado pela Gerência de Apoio, por meio da Participação Cidadã, que teve como beneficiário a coordenação da Recreação Terapêutica do Hospital Criança Conceição (HCC), com base na parceria do GHC com o Centro Educacional Marista. "O robô será um importante elemento pedagógico de entretenimento para recuperação dos nossos pequenos pacientes do HCC", disse o coordenador da Recreação, Sérgio Dório. A demonstração do funcionamento foi assistida pela superintendente do GHC, Adriana Denise Acker, que estava acompanha do diretor administrativo e financeiro, Ibanez Filter, e do diretor técnico, Mauro Sparta.

No final da apresentação, monitorada por um professor do Colégio Marista, o menino de 11 anos e paciente do HCC Gabriel Rosa comandou o novo amigo eletrônico, por meio de controle remoto. "Ele vai ajudar na convivência com os colegas de leito e da enfermaria. O robô fará muito sucesso nos quartos", concluiu o pequeno paciente.

Centro de Recondicionamento de Computadores

A oficina de Robótica compõe o Curso de Eletrônica do Centro de Recondicionamento de Computadores do Cesmar (CRC-Cesmar), projeto da Rede Marista realizado em parceria com o Governo Federal, com o apoio do Grupo Hospitalar Conceição (GHC) e da Prefeitura de Porto Alegre, sediado no Centro Social Marista Cesmar, em Porto Alegre.

Criado em 2006, o CRC-Cesmar foi o primeiro centro de recondicionamento de computadores da América Latina e a primeira unidade do Programa Computadores para Inclusão, coordenado pela Secretaria Nacional de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) do Ministério do Planejamento.

O modelo criado e desenvolvido em Porto Alegre tem servido de parâmetro para as demais unidades do programa do Governo Federal que estão sendo criadas em todo o Brasil. Em 2008 outros dois CRCs foram inaugurados e funcionam aos moldes do Cesmar: um em Guarulhos, São Paulo e outro em Gama, no Distrito Federal.

A unidade recicla e recupera, por meio das modernas tecnologias, equipamentos de informática descartados que posteriormente são doados a entidades, escolas e telecentros de todo o Brasil. O CRC-Cesmar ainda oferece formação em hardware e software livre para jovens em estado de vulnerabilidade social. Os jovens, em um ano, saem com o título de auxiliar técnico em manutenção de equipamentos de informática. Cerca de 80 computadores são recondicionados mensalmente, evitando que os elementos que compõem as máquinas tenham um destino nocivo ao meio ambiente.

Creditos: Ocimar Pereira