Grupo Hospitalar Conceição
13.09.2017 ALTA QUALIFICADA

Escritório de Gestão de Altas do Hospital Conceição é apresentado ao corpo clínico

Iniciativa visa diminuir o tempo de permanência na internação, proporcionando alta hospitalar mais rápida e segura
Gestores destacaram importância do diálogo com a área assistencial.
Modelo está sendo aplicado por vários hospitais de excelência no mundo.
Coordenador do escritório, médico internista André Wajner apresentou detalhes da iniciativa.
Profissionais acompanharam a explanação.
Integrantes do Escritório de Gestão de Altas.

A diretoria do Grupo Hospitalar Conceição (GHC) apresentou ao corpo clínico do Hospital Conceição (HNSC), na manhã desta terça-feira, 13 de setembro, no mezanino, o Escritório de Gestão de Altas do HNSC. Trata-se de um serviço multiprofissional que auxilia a equipe que assiste o paciente a planejar e executar a alta hospitalar em menor tempo. “O objetivo é desospitalizar os pacientes de forma mais precoce e segura, diminuindo o tempo de permanência”, diz o coordenador do escritório, médico internista André Wajner.

Conforme ele, a alta hospitalar é algo complexo que envolve, além do médico, toda a equipe multiprofissional. Por isso, além de contar com esses trabalhadores, o escritório atuará na beira do leito com a equipe assistencial, agilizando a realização e os laudos de exames, bem como auxiliando na transferência para a unidade de saúde de origem do paciente.

Tendo em vista que cerca de 60% dos pacientes internados no Hospital Conceição são oriundos de Porto Alegre, outra importante atuação do Escritório de Gestão de Altas será a parceria com o programa Melhor em Casa da Prefeitura da Capital. Os profissionais do serviço auxiliarão a comunicação da equipe assistencial com esse programa para fazer a transição do cuidado com o domicílio dos pacientes. O Conceição será o primeiro hospital de Porto Alegre a ter comunicação informatizada com o Melhor em Casa, tornando a transição mais ágil, segura e encaminhando o paciente para o local certo.

Wajner aponta ainda o objetivo educacional do escritório, que vai instrumentar os residentes a pensar diferente a internação e a alta dos pacientes. A atuação piloto será na Medicina Interna, prevendo também atividades quinzenais.

Na apresentação, o diretor técnico do GHC, Mauro Sparta, realizou uma breve prestação de contas sobre o trabalho desenvolvido pela atual gestão do Grupo, destacando o que foi encontrado quando assumiu a função e as melhorias realizadas, como na Maternidade e na Emergência do Hospital Conceição, entre outras adequações. “A Emergência é um setor de passagem, os pacientes não devem ficar internados por mais de 24 horas. São essas readequações que nós estamos fazendo, pouco a pouco, a fim de desafogar leitos e proporcionar um atendimento mais qualificado e humanizado ao nosso usuário”, disse o médico, que ainda destacou o fato de que o Hospital Conceição é o primeiro hospital 100% SUS a adotar a iniciativa do Escritório de Gestão de Altas. “Esse modelo de trabalho está sendo aplicado por vários hospitais de excelência no mundo. Tem objetivo de trabalhar em parceria com o médico assistente para dar agilidade ao processo de alta qualificada”, comentou.

O diretor administrativo e financeiro do GHC, José Ricardo Agliardi, ainda complementou a fala de Sparta, garantindo a importância do diálogo com a área assistencial do GHC. “Vocês tem o protagonismo nesta instituição, e nós vamos trabalhar para garantir que isso só venha a melhorar. A nossa base será a cordialidade e o respeito onde vocês serão escutados e os temas por vocês apresentados serão tratados com muita responsabilidade”, finalizou. O gerente de Ensino e Pesquisa do GHC, Geraldo Jotz, concordou com Agliardi e ainda ressaltou ser fundamental a inserção do Escritório de Gestão de Altas no Hospital Conceição.

O escritório funciona no terceiro andar do Hospital Conceição, na sala 3093, o ramal telefônico é o 2772, e o email, gestaodealtashnsc@ghc.com.br.

Integrantes do Escritório de Gestão de Altas

André Wajner Médico - coordenador
Angelise Maria Martins - administradora
Thaise da Silva Nunes - enfermeira
Jociele Gheno - enfermeira
Ana Paula Fabbris Andreatta - assistente social
Márcio Fernando Spagnol - médico
Fernando Pivatto Junior - médico

Creditos: Andréa Araujo (Texto). Graziella Silva e Ocimar Pereira (Fotos).