Grupo Hospitalar Conceição
12.09.2017 OUTUBRO ROSA

Caminhada pela Vida alertará sobre prevenção ao Câncer de Mama no dia 5 de outubro

Iniciativa do Grupo da Mama do GHC será aberta à comunidade e reforça sobre a importância do diagnóstico precoce e da garantia da reconstrução mamária

Em celebração ao Outubro Rosa, os serviços de Onco-Hematologia e de Mastologia do Hospital Conceição e as voluntárias do Grupo da Mama Conceição promovem, no dia 5 de outubro, a 9ª Caminhada pela Vida do Grupo Hospitalar Conceição contra o Câncer de Mama. O objetivo é chamar a atenção da comunidade para a importância do diagnóstico precoce e da garantia da reconstrução mamária. Conta com a participação de funcionários do GHC, ex-pacientes, familiares, voluntários e entidades assistenciais.

O tema deste ano da caminhada será "Celebrando a vida", em alusão ao processo de superação das mulheres durante o tratamento. O Hospital Conceição é pioneiro no Sistema Único de Saúde, por exemplo, a fazer a reconstrução mamária no ato da cirurgia oncológica. A instituição foi a primeira no país, em 1999, a fazer esse tipo de cirurgia pelo SUS, motivando portaria do Ministério da Saúde que instituiu a realização da reconstrução mamária universal no ato da cirurgia do câncer, excetuando-se desejo explícito da paciente ou doença grave que impeça o procedimento.

A atividade começa às 9h30min com a concentração e a cerimônia de abertura em frente ao Hospital Conceição (Av. Francisco Trein, 596, Bairro Cristo Redentor, em Porto Alegre).

Entre as atrações estão: MC Jean Paul, Guri de Uruguaiana, Serginho Moah, Liane Tavares e Coral "Novo Horizonte" (CECONP/FASE).

O percurso da caminhada é o seguinte: saída em frente ao Hospital Conceição, indo até a frente do Shopping Bourbon Country e retorno ao Hospital Conceição. Durante o trajeto, o público será acompanhado pela atração musical, MC Jean Paul.

Dados sobre câncer de mama

O câncer de mama, maior causa de morte em mulheres entre 15 e 49 anos, tem 58 mil novos casos por ano no Brasil, com 13 mil mortes. No Rio Grande do Sul são 5.500 casos, com mais de 1.100 mortes por ano. O câncer de mama tem aumentado no mundo inteiro na proporção de 1 a 2% ao ano. A conscientização é muito importante para se conseguir tratar as mulheres na fase inicial da doença, onde a cura chega a 95%. O Hospital Conceição é pioneiro no país na reconstrução mamária a todas as pacientes que necessitam da remoção da glândula mamária para o seu tratamento.

Outubro Rosa

O maior evento mundial por uma causa de saúde é, sem dúvida o Outubro Rosa. Remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade (www.komen.org). Hoje o nome remete à cor do laço rosa que simboliza mundialmente a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.

Todas as ações do Outubro Rosa eram e são até hoje direcionadas a conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce. Para sensibilizar a população, inicialmente as cidades se enfeitavam com os laços na cor rosa, principalmente nos locais públicos, depois surgiram outras ações como corridas, desfiles de moda com mulheres que tiveram câncer de mama, partidas de boliche e etc (www.pink-october.org). Iluminar na cor rosa monumentos, prédios públicos, pontes, teatros e etc.

A popularidade do Outubro Rosa alcançou o mundo de forma bonita, elegante e feminina, motivando e unindo diversos povos em torno de tão nobre causa. Isso faz com que a iluminação em cor rosa assuma importante papel, pois se tornou uma comunicação visual compreendida em qualquer lugar no mundo.

FONTE: José Luiz Pedrini, Diretor da Sociedade Brasileira de Mastologia e Chefe do Serviço de Mastologia do Hospital Conceição.