Grupo Hospitalar Conceição
19.04.2017 PREVENÇÃO

Profissionais de Saúde do GHC priorizam Atenção à Saúde do Homem

Membros da Frente Parlamentar e gestores públicos destacaram o papel do GHC nas ações preventivas à saúde dos homens.
Frente parlamentar de prevenção à saúde do homem é pioneira na Câmara de Vereadores.
José Accioly Fossari colocou os profissionais do grupo à disposição para ações de prevenção e diagnóstico.
Servidores e público interessado marcaram presença no lançamento da frente parlamentar.
O médico urologista Iniold Oliveira Cavalheiro explicou, em detalhes, como é diagnosticado o câncer de próstata.

O Grupo Hospitalar Conceição (GHC) teve forte representação na manhã de hoje, 19 de abril, durante o ato de instalação da Frente Parlamentar em Atenção à Saúde do Homem realizado no 3º andar da Câmara de Vereadores de Porto Alegre.

O ato solene contou com a participação do diretor administrativo do GHC, Ibanez Ferreira Filter, do gerente de internação do Hospital Conceição, José Accioly Jobim Fossari, do secretário municipal da Saúde, Erno Harzheim, de dirigentes de instituições de saúde, da presidente do Instituto da Próstata, Enilda Ferreira, e de médicos e servidores.

O gerente de internação do Hospital Conceição (HNSC), José Accioly Jobim Fossari, acompanhado do coordenador do Serviço de Urologia do HNSC, Iniold Oliveira Cavalheiro, reforçou aos presentes a necessidade da realização dos exames preventivos, em prol da saúde do homem. “Nós precisamos coibir o preconceito e estimular a conscientização dos homens”.

A Frente Parlamentar em Atenção à Saúde do Homem será presidida pelo vereador Mendes Ribeiro, e terá como seu vice o vereador Dr. Goulart. De acordo com o proponente, "essa Frente Parlamentar atende a uma demanda de profissionais especializados e entidades defensoras de políticas públicas que possibilitem a promoção da saúde do homem, lembrando que o sucesso desse trabalho será possível com a participação da sociedade civil e organizada”.

No lançamento, o vereador Mendes Ribeiro referiu-se a inexistência de atenção específica à saúde do homem, ao salientar que "atualmente, as políticas públicas de saúde priorizam as crianças, mulheres e idosos". O parlamentar explicou que a Frente é complexa, terá o apoio técnico do médico José Accioly Jobim Fossari e que serão realizadas duas reuniões temáticas mensais, com as questões que mais afetam a saúde do homem, "para que no mês de novembro seja elaborado o relatório final, com informações precisas à sociedade e sugestões de políticas públicas a serem implementadas em prol da saúde do homem".

O secretário municipal da Saúde, Erno Harzheim, manifestou o seu apoio à iniciativa, ressaltando o ineditismo da Frente Parlamentar em Atenção à Saúde do Homem. O secretário apresentou e disponibilizou o médico Thiago Franklin, responsável pela atenção à saúde primária do município, para colaborar com a Frente Parlamentar, lembrando que a prevenção ou a identificação precoce de doenças "abrevia os males e até a morte", referindo benefícios como o aumento da qualidade de vida do homem, a redução de sofrimentos pessoais e familiares, além da diminuição do impacto financeiro e social.

O ato também contou com a presença do presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam), vereador André Carús, do representante da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, Jorge Lima Hetzel, gerente de internação do Hospital Cristo Redentor, Walter Henrique Broock, do representante do Hospital da PUC/RS, Haroldo Braga Filho, representante do Hospital de Clínicas, Brasil da Silva Neto, representante da Secretaria Estadual da Saúde e o médico Carlos Antônio da Silva.


Creditos: Ocimar Pereira